Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Polícia Civil forma nova turma de delegados no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

A 48ª Turma de Delegados de Polícia do RS marca o ingresso de 31 servidores na instituição.

Foto: Leandro Reis/PCRS
A 48ª Turma de Delegados de Polícia do RS marca o ingresso de 31 servidores na instituição. (Foto: Leandro Reis/PCRS)

Nesta sexta feira (10), a Polícia Civil realizou a cerimônia de formatura da 48ª Turma de Delegados de Polícia do RS. A solenidade ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, e contou com 31 formandos, que concluíram o curso de formação profissional pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), instituição referência na formação e especialização de Agentes e Delegados de Polícia.

Esta é a segunda turma de delegados formada durante a pandemia da Covid-19. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela internet, por meio do Canal da Polícia Civil no Youtube.

Em saudação aos formandos, a diretora-geral da Acadepol, Delegada Elisangela Melo Reghelin, destacou o papel que os novos servidores assumem junto à Polícia Civil. “Serão os senhores e as senhoras que irã conduzir de forma qualificada a investigação criminal, bem como, assumirão o papel de gestores dessa Instituição”.

A delegada Elisangela ainda parabenizou os novos delegados e delegadas pelo caminho percorrido até a formatura. “Caminho esse que começou ainda com suas inscrições no concurso, um certame desejado por muitos e que teve mais de 16 mil inscritos para 100 vagas”, relembra.

Em seu discurso, o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior,  destacou o compromisso de assumir o cargo. “Ser policial não é uma atividade comum do serviço público. Vocês devem ter comprometimento, vocação e decisão. A partir de agora, não se preocupem mais com fins de semana e feriados, pois vocês estarão trabalhando diuturnamente. E esse é o comprometimento que a sociedade gaúcha espera de vocês”.

Em mensagem por vídeo, o governador Eduardo Leite falou sobre a importância do cargo. “Não é fácil a tarefa de servir ao povo, e a atribuição de servir na Polícia Civil é mais difícil ainda. Peço que exerçam essa atividade com compaixão, pois não podemos perder a sensibilidade, a razão e o motivo pelos quais escolhemos o serviço público. Tenho a convicção de que estão preparados para assumir como delegados.”

A cerimônia de formatura marca o encerramento do curso de formação profissional, última etapa do concurso público para ingresso nos cargos da carreira da Polícia Civil. Os novos delegados reforçarão os quadros de servidores da Instituição, com foco na missão de “servir e proteger”.

Segunda turma formada com aprovados no concurso realizado em 2018, a convocação dos alunos ocorreu em fevereiro deste ano e o curso de formação teve início no mês de março. Foram 855 horas/aulas, entre disciplinas teóricas e práticas, a fim de desenvolver e aprimorar as competências necessárias ao cargo, especialmente nas áreas de investigação criminal, elaboração de inquérito policial, utilização de novas tecnologias, estágio profissional, preparação na área de gestão e treinamento físico, defesa pessoal, técnicas de operações policiais e tiro.

Na turma de 31 novos Delegados de Polícia, 22 são homens e 9 são mulheres, com idades entre 26 e 43 anos. Do total, 16 são do Rio Grande do Sul, 4 de Alagoas, 2 de Minas Gerais, 2 do Paraná, 2 de Santa Catarina, 1 do Acre, 1 do Mato Grosso do sul, 1 do Pará, 1 do Rio de Janeiro e 1 São Paulo.

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Supremo concede regime semiaberto ao ex-deputado Geddel Vieira
Média móvel de óbitos por coronavírus no Brasil segue abaixo de 500 pelo terceiro dia
Deixe seu comentário
Pode te interessar