Terça-feira, 13 de Abril de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Rio Grande do Sul Polícia Civil inaugura Delegacia de Combate à Intolerância nesta quinta-feira

Compartilhe esta notícia:

Nadine Anflor fez anúncio em novembro junto do governador Eduardo Leite.

Foto: Reprodução
Nadine Anflor fez anúncio em novembro junto do governador Eduardo Leite. (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (10), data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Polícia Civil inaugura às 11h30min, na capital, a DPCI (Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância).

Vinculada ao DPGV (Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis), a delegacia fica na avenida Presidente Franklin Roosevelt, 981, bairro São Geraldo. A solenidade de abertura contará com as presenças do governador Eduardo Leite e do vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

A nova delegacia será responsável pela investigação de casos como os de racismo, homofobia e injúria qualificada que, até então, ficavam sob apuração de várias delegacias não especializadas.

Para a chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, a inauguração da DPCI simboliza a concretização do empenho para tornar mais qualificada a luta contra os crimes de intolerância no Estado. “Era uma promessa desde que assumi a chefia. O órgão nasce com uma visão diferenciada para as vítimas de crimes de intolerância, cuja violência nem sempre é física ou deixa marcas visíveis e, mesmo assim, pode ter repercussões avassaladoras”, comentou Nadine.

O anúncio sobre a inauguração foi adiantado em novembro, pela própria chefe de Polícia e pelo governador Eduardo Leite, após a repercussão do caso que resultou na morte de um homem no supermercado Carrefour, em Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra.

A DPCI da Capital é a nona delegacia de polícia do País com dedicação exclusiva para investigação de delitos ligados a atos de discriminação. No final de 2019, teve início as atividades da Delegacia do Idoso e de Combate à Intolerância em Santa Maria, na Regional Central. Fora do RS, existem sete delegacias com atribuições semelhantes, em Minas Gerais (2), Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Paraíba e no Distrito Federal.

Campanha

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul lançou, nesta quarta-feira (9), em suas redes sociais, a nova campanha da instituição contra crimes de intolerância. Intitulada “Não Tolere a Intolerância!”, a ação apresenta cards educativos que ensinam as pessoas a diferença entre alguns dos crimes mais comuns quando o assunto é discriminação.

“Precisamos ser didáticos e realistas, o que significa ensinar o que é discriminação e, ao mesmo tempo, combatê-la de todas as formas possíveis, sem hesitar”, disse a chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor. Para quem desconhece o que significa “intolerância”, um dos cards divulgados explica o termo de forma direta e simples: “é a falta de habilidade ou vontade de reconhecer e, principalmente, respeitar diferentes crenças, valores ou orientações”.

A campanha é lançada um dia antes da inauguração da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, que será aberta na zona norte da capital. A partir de agora, crimes do tipo passam a ser investigados pelo órgão, que atuará vinculado ao DPGV (Departamento Estadual de Proteção aos Grupos Vulneráveis).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Tribunal de Contas do Estado autoriza andamento de licitação para coleta de resíduos sólidos em Porto Alegre
Rio Grande do Sul terá fila única para atendimentos com especialistas
Deixe seu comentário
Pode te interessar