Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Polícia Federal prende mais um ex-diretor da Petrobras

Compartilhe esta notícia:

Jorge Zelada foi detido em sua casa no Rio de Janeiro (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (02), a 15ª fase da Operação Lava-Jato. Durante a ação, o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada foi preso no Rio. A PF cumpriu cinco mandados judiciais –  quatro de busca e apreensão e um de prisão preventiva – na capital fluminense e em Niterói.

O foco desta fase, conforme a PF, é o recebimento de vantagens ilícitas no âmbito da diretoria da Petrobras. A ação foi batizada de Conexão Mônaco. Zelada fez transferências bancárias ilegais para a China e para Mônaco, de acordo com o Ministério Público Federal. Foram 11 milhões de euros para o principado e 1 milhão de dólares para o país asiático. O dinheiro em Mônaco está bloqueado desde março deste ano. Zelada é suspeito de crimes de corrupção, fraude em licitações, desvio de verbas públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Ele será levado para a carceragem da PF em Curitiba (PR).

Zelada foi citado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa como um dos beneficiários do esquema de corrupção na estatal. Pedro Barusco, ex-gerente de Serviços da Petrobras, também mencionou Zelada ao explicitar a mediação de Renato Duque, que também atuava na diretoria de Serviços da estatal, no esquema de pagamento de propina.

Duque está preso no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Costa é delator do esquema e cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro. Zelada foi o sucessor de Nestor Cerveró e atuou na Área Internacional da Petrobras entre 2008 e 2012. Cerveró também está preso no Complexo Médico-Penal. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O sal em excesso na alimentação aumenta em até 73% o risco de diabetes
“Há autoridades acima da lei”, afirmou o juiz que liderou operações contra a corrupção entre 2008 e 2009
https://www.osul.com.br/policia-federal-prende-ex-diretor-da-petrobras-em-nova-fase-da-operacao-da-lava-jato/ Polícia Federal prende mais um ex-diretor da Petrobras 2015-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar