Sexta-feira, 21 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Polícia Federal usa drones, postagens em redes sociais e vestígios de DNA para identificar extremistas em Brasília

Compartilhe esta notícia:

Vidros e diversos objetos do Congresso, Supremo e Planalto foram quebrados e furtados

Foto: Reprodução de TV
Vidros e diversos objetos do Congresso, Supremo e Planalto foram quebrados e furtados. (Foto: Reprodução de TV)

Peritos da PF (Polícia Federal) estão trabalhando para identificar os manifestantes radicais que invadiram e depredaram, no domingo (08), as sedes dos Três Poderes da República – o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal) –, em Brasília.

Desde que a situação foi controlada, peritos vêm recolhendo vestígios de DNA, analisando imagens de drones capturadas durante as invasões e verificando postagens nas redes sociais.

Vários apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro usaram a internet para convocar os atos considerados terroristas e fizeram transmissões ao vivo durante a depredação.

Confira os principais materiais que estão sendo periciados:

– Câmeras de segurança: peritos analisam imagens do circuito interno da Câmara dos Deputados, do Senado, do Supremo e do Palácio do Planalto.

– Drones: equipamentos da Polícia Federal sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios durante todo o tempo dos ataques para garantir imagens que permitam identificar os radicais.

– Vestígios de DNA: o material genético está sendo colhido em itens pessoais deixados para trás, superfícies e armas improvisadas usadas pelos terroristas.

“Em resposta aos atos registrados neste domingo, em Brasília, a Polícia Federal instalou um gabinete de crise para coordenar as ações e identificar os autores dos ataques aos órgãos federais”, informou a PF.

“A segurança do presidente da República também será reforçada, incluindo rotas e instalações”, prosseguiu a corporação.

Levantamento dos danos

Além da identificação dos suspeitos, os peritos também ajudam no levantamento dos danos causados pelos radicais. A PF vai listar as quebras de vidros e portas, os locais onde houve incêndios ou uso de explosivos e os danos ao patrimônio cultural com o furto e a destruição de obras de arte, por exemplo.

Prisões

A Polícia Civil do Distrito Federal informou, na manhã desta segunda-feira (09), que o número de presos pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, ultrapassa 400.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
9 de janeiro de 2023 11:21

A direita marginalha botou as garrinhas de fora…quando não ganham no jogo, partem para a ignorância. Esperar o que , de gente que apóia um tal de jair???

Ana Maria Kelen Petersen
9 de janeiro de 2023 12:11

Os marginais serão retirados. Só que são seus afetos. 🤣

Vanderlei Ochoa
9 de janeiro de 2023 11:24

QUANTA ALEGRIA, em ver a DEMOCRACIA vencendo a truculência da direita gopista e criminosa. AINDA BEM QUE TEMOS UM ALEXANFRE o grande para botar essa gente no devido lugar.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou neste domingo, dia 8, o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo. Moraes suspendeu Ibaneis da função pública pelo prazo de 90 dias. O ministro também determinou a “dissolução total”, em no máximo 24 horas, dos acampamentos antidemocráticos no entorno de quartéis em todo o País.

RETIREM-SE DAS RUAS MERGINAIS.

Jairo Vivian
9 de janeiro de 2023 11:30

Lulalau é um poeta de boca fechada. Ontem em entrevista disse que nunca haviam entrado no esplanada. Mentiu pro Tio, em 2006, 2013. A Internet não dá mole.

Vanderlei Ochoa
9 de janeiro de 2023 11:51

Marginalha dessa vez se deu mal….tchau queridos…vão pra cuba.

Carros por todo lado, helicóptero voando baixo e acampamento golpista cercado. As forças de segurança realizam uma operação no entorno do quartel-general do Exército em Brasília…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/…/exercito-e-pm-cercam…

Vanderlei Ochoa
9 de janeiro de 2023 11:52

Vitorino e albrechet…teus amiguinhos golpistas estão se dando mal…..hahahahahahahahahahahahahahahahah

Carros por todo lado, helicóptero voando baixo e acampamento golpista cercado. As forças de segurança realizam uma operação no entorno do quartel-general do Exército em Brasília…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/…/exercito-e-pm-cercam…

Ana Maria Kelen Petersen
9 de janeiro de 2023 12:09

Esqueceram de contar dos helicópteros soltando bombas de gás no meio da multidão.

Vanderlei Ochoa
9 de janeiro de 2023 12:35

Façam gesto de arminha homenageando o chefe mor….

Vanderlei Ochoa
9 de janeiro de 2023 12:40

Ué??? Os golpistas que estão sendo retirados do local do golpe, estão com roupas normais, sem bandeira e sem a camisa da seleção…..hahahahahahahahahahahahahaha

Fernando Krause
9 de janeiro de 2023 12:54

https://noticias.uol.com.br/…/policia-usa-bombas-de-gas…

Fernando Krause
9 de janeiro de 2023 12:53

Relembrando o que aconteceu em 2017 no governo Temer, quando “manifestantes democráticos” da CUT, Força Sindical e demais sindicatos “cumpanheros” fizeram exatamente o mesmo nos prédios dos ministérios, inclusive incendiaram alguns…
Na época o então governador do DF, Rodrigo Rollemberg/PSB não foi afastado, nem processado…

Jorge Schröder
9 de janeiro de 2023 12:56

Está errado fazer este tipo de manifestação com depredação e danos ao patrimônio público, mas daí a chamar de terrorista é um pouco exagerado… quem assim fala destes poucos delinquentes infiltrados em uma massa de manifestantes, não tem ideia do que é o terrorismo de verdade.

Vanderlei Ochoa
9 de janeiro de 2023 13:11

Os marginais bolsonaristas só sairam com as muchilas. Deixaram pra trás as BARRACAS….que barbaridade chê…barracas caríssimas…financiadas???? uuuhhhmmmm

Joel Robinson
9 de janeiro de 2023 13:48

O Xandão vai te pegar. Mas são muito antas deixaram um rastro de identificação.. Bando de terroristas lobotomizados.

Interventor nomeado por Lula diz que a situação no Distrito Federal está “controlada”
Galeria com fotos dos presidentes brasileiros é destruída durante a invasão do Palácio do Planalto
Pode te interessar
14
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x