Quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de março de 2020
A Uefa anunciou nesta segunda-feira (23) o adiamento das finais da Liga dos Campeões, masculina e feminina, e da Liga Europa. A medida da entidade é por causa do coronavírus. Os jogos aconteceriam inicialmente em maio e não há nova data.
O grupo de trabalho da Uefa, estabelecido semana passada, vai analisar as opções disponíveis e já começou a examinar o calendário. O anúncio, segundo a entidade, será feito no momento devido.
A final da Champions masculina foi marcada para Istambul, na Turquia, inicialmente em 30 de maio. A competição foi interrompida nas oitavas de final. Há jogos de volta pendentes, como Juventus x Lyon e Real Madrid x Manchester City.
Em relação à Liga Europa, o palco acertado inicialmente é Gdansk, na Polônia, no dia 27 de maio. A competição também foi paralisada nas oitavas de final.
O calendário europeu foi bagunçado pela pandemia. A final da Liga dos Campeões é mais um dos eventos rentáveis afetados pelo cenário de risco à saúde mundial.
Eurocopa
A Uefa disse na sexta-feira (20) que espera manter o formato da Eurocopa, com jogos em vários países, como estava previsto para este ano, mesmo depois que a competição teve de ser adiado para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.
A entidade presidida pelo esloveno Aleksander Ceferin emitiu um comunicado com respostas a várias perguntas que podem interessar ao mundo do futebol nos próximos meses e disse esperar que todas as competições adiadas possam ser concluídas ainda nesta temporada.
“Estamos confiantes de que todas as nossas sedes (da Eurocopa) permanecerão as mesmas, garantindo que o torneio se mantenha fiel à sua visão original: organizar um evento verdadeiramente europeu em consonância com o 60º aniversário da Euro. O torneio vai continuar sendo chamado de Uefa Euro 2020”, declarou o organismo máximo do futebol no Velho Continente.
Entretanto, horas depois a confederação continental se desculpou e esclareceu que até agora não há decisão alguma sobre o nome oficial do torneio entre seleções a ser realizado em 2021.
Na visão da Uefa, adiar a Eurocopa para o ano que vem foi a melhor solução para ajudar a terminar todas as competições que estão suspensas, incluindo campeonatos e copas nacionais, a Liga dos Campeões e a Liga Europa.