Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Por causa do coronavírus, o Ministério da Educação libera aulas a distância em cursos presenciais

Compartilhe esta notícia:

A medida recentemente publicada tem validade de 30 dias ou até a melhora da pandemia do coronavírus. (Foto: Reprodução)

Na tentativa de diminuir a infecção e os impactos causados pela pandemia do coronavírus, o MEC (Ministério da Educação) liberou a alteração de aulas presenciais por aulas a distância, através das tecnologias disponíveis, como celulares, computadores e tablets. A Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 18 de março de 2020.

A medida recentemente publicada tem validade de 30 dias ou até a melhora da pandemia do coronavírus. De acordo com a Portaria, os cursos de Medicina e os estágios profissionais são as únicas exceções. Qualquer instituição de ensino que optar por realizar a mudança das aulas deve comunicar o MEC sobre a decisão dentro de 15 dias.

A mudança das aulas traz a segurança para os alunos e outras vantagens do ensino a distância também. O método de ensino a distância (EAD) ganhou força na última década. De acordo com dados do Censo da Educação Superior, existem mais de um milhão e meio de estudantes fazendo faculdade na modalidade online. Conheça mais 5 vantagens sobre o ensino a distância.

1) Flexibilidade: o método de ensino a distância é muito procurado por quem precisa de flexibilidade na rotina. O aluno pode escolher onde, quando e como prefere estudar. No EAD, também não é necessário escolher uma faculdade próxima do trabalho ou moradia, pois, não é preciso se deslocar até o local para estudar.

2) Otimização de tempo: o diferencial do EAD é a forma maleável com que o aluno pode criar suas rotinas de estudo. A plataforma de estudo pode ser acessada de qualquer local que tenha conexão com a internet a qualquer horário do dia. Sem precisar se locomover até a faculdade, o caminho até o trabalho e a volta para casa podem ser aproveitados para estudar.

3) Comodidade: estudar a distância traz comodidade para quem não gosta de enfrentar dificuldades de locomoção, como trânsito, chuvas e outros obstáculos das grandes cidades urbanas. Estudar presencialmente em uma faculdade longe pode causar fadiga, diminuir o interesse e desmotivar o aluno. O ensino a distância permite que o aluno estude em casa ou em outro ambiente de sua preferência.

4) Desenvolvimento: alguns podem pensar que o ensino a distância requer menos esforço, no entanto, por ser uma modalidade que exige disciplina, administração de tempo e concentração, os alunos acabam se comprometendo mais com os estudos e desenvolvendo habilidades que serão úteis na vida profissional.

5) Acesso ilimitado ao conteúdo: a modalidade EAD tem a grande vantagem de disponibilizar seus materiais e conteúdo de estudo durante toda a duração do curso, facilitando o estudo e o aprendizado. O aluno pode revisar as aulas e garantir que a matéria tenha sido absorvida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Com ministros em idade de risco, o Supremo supera resistências e prepara sessão por videoconferência
Em dia de jejum, Bolsonaro toma xícara de café, vê a economia brasileira no beleléu e descarta canetada
https://www.osul.com.br/por-causa-do-coronavirus-o-ministerio-da-educacao-libera-aulas-a-distancia-em-cursos-presenciais/ Por causa do coronavírus, o Ministério da Educação libera aulas a distância em cursos presenciais 2020-04-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar