Sábado, 17 de Abril de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy

Dicas de O Sul Por que saber como bloquear sites é importante?

Compartilhe esta notícia:

Em um mundo onde a exigência no ambiente de trabalho é cada vez maior, a produtividade deve ser alta durante o máximo de tempo possível

Foto: Divulgação
Em um mundo onde a exigência no ambiente de trabalho é cada vez maior, a produtividade deve ser alta durante o máximo tempo possível. (Foto: Divulgação)

Ao falarmos de ambientes digitais, devemos levar dois fatores em consideração: segurança e produtividade. A internet é um mundo criado e recriado todos os dias, com numerosas informações que nos beneficiam e outras, porém, que podem nos prejudicar de alguma forma. Para esse segundo caso, felizmente, existe uma saída interessante: o bloqueio de sites.

Saber como bloquear sites é uma garantia, por exemplo, de que suas crianças não verão conteúdos feitos para adultos. Ativar o bloqueio de determinados sites de notícias esportivas ou sobre artistas também é uma prática comum, mais específica em ambientes de trabalho. Assim, zela-se pela segurança do público infantil e pela produtividade no ambiente profissional.

Neste artigo, mostraremos como você pode bloquear sites. Se o seu computador for um Mac, verá que a ativação de bloqueio é bastante simples.

Saiba como bloquear sites no Mac de duas maneiras

Os usuários do Mac têm duas maneiras de bloquear sites: pelo painel de Controles Parentais e pelo aplicativo Focus.

Bloquear sites com o Controles Parentais

Por meio do painel de Controles Parentais, encontrado na seção de Preferências do Sistema, os usuários podem:

* limitar o acesso a sites de conteúdo para adultos.
* permitir o acesso sem restrições a qualquer site.
* permitir o acesso a apenas alguns sites.

Para cada possibilidade, você poderá fazer uma lista dos sites que seus filhos ou funcionários em sua empresa podem ou não podem visualizar. O controle é feito por contas de usuário (nesse caso, estamos considerando que o mesmo Mac é utilizado por mais de uma pessoa). Assim, cada usuário terá, de acordo com as regras do ambiente familiar ou profissional, listas com acessos permitidos e restritos a determinados sites.

Vale a pena mencionar o fato de que, tanto para usuários de Mac quanto para os de Windows, o bloqueio de sites é independente do navegador utilizado.

(Foto: Divulgação)

Bloquear sites com o Focus

O aplicativo Focus possui mais ferramentas de bloqueio de sites que o painel de Controles Parentais. Além de sites, o Focus também permite que o usuário bloqueie outros aplicativos.

Uma das diferenças entre o Focus e o Controles Parentais é a possibilidade de criar restrições por sessões, ou seja, por tempo de uso. Dessa forma, por exemplo, é possível customizar o tempo pelo qual um determinado site ficará bloqueado. 30 minutos? 45 minutos? Customize conforme a sua necessidade.
Como você deve ter percebido, essa é uma opção relevante para quando mais de uma pessoa utiliza o mesmo Mac. Caso o seu filho vá usar o seu Mac, e você não queira que ele acesse alguns sites, configure o tempo de bloqueio no Focus.

É válido relembrar que tanto o Controles Parentais quanto o Focus não são apenas importantes para a segurança dos seus filhos. Em um mundo onde a exigência no ambiente de trabalho é cada vez maior, a produtividade deve ser alta durante o máximo de tempo possível. Por isso, essas ferramentas de bloqueio são um grande aliado, especialmente para pessoas que não conseguem se disciplinar por conta própria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Raquel Teixeira assume a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul
Obras para conter alagamentos na região da Vila Farrapos, em Porto Alegre, atingem 30% de execução
Deixe seu comentário
Pode te interessar