Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de agosto de 2021
A Emergência do Hospital Conceição atenderá somente casos graves, enviados pelo Samu.
Foto: EBCUm dia depois de confirmar um surto de Covid-19 em sete alas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, o GHC (Grupo Hospitalar Conceição) informou nesta sexta-feira (6) que visitas a pacientes estão restritas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na manhã desta sexta pelo Gabinete de Gerenciamento de Crise do GHC.
N quinta-feira (5), foram confirmados 22 casos positivos ocorridos dentro do hospital em um período de 48 horas. Até o início desta sexta-feira, 29 casos de Covid-19 foram confirmados em pacientes internados na unidade de neurologia, nenhum com quadro grave. Na unidade atuam 64 profissionais, dos quais 12 testaram positivo.
Em unidade de internação clínica, três casos foram confirmados de Covid-19, sendo dois pacientes e um técnico de enfermagem que morreu. De acordo com informação do GHC, a morte do profissional foi em decorrência de problema cardíaco, mas ele teve resultado positivo para Covid-19. O profissional estava imunizado com duas doses de vacina.
Variante delta
A suspeita é de que os infectados, grande parte já vacinada contra o coronavírus, tenham contraído a variante delta, de acordo com a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos Hospitais Conceição e Criança Conceição, Ivana dos Santos Varella.
Após relato do Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Conceição, ficou decidido também que:
-Estão temporariamente suspensos os exames ambulatoriais no Hospital Conceição, como endoscopia, tomografia, medicina nuclear, etc;
-A Emergência do Hospital Conceição atenderá somente casos graves, enviados pelo Samu;
-As cirurgias eletivas estão suspensas no Hospital Conceição por 15 dias, exceto casos graves e cirurgias oncológicas;
-As novas internações estão suspensas no Hospital Conceição até que se controle os surtos.
Secretaria da Saúde
A SMS (Secretaria de Saúde) de Porto Alegre, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa que está acompanhando e monitorando desde a noite de quinta-feira (5) o surto. Confirmando o GHC, a SMS diz que suspeita de casos da variante delta devido à velocidade de transmissão. Amostras de pacientes positivos para Covid-19 foram encaminhadas para sequenciamento genético e somente esta análise poderá confirmar a suspeita.
Nesta sexta-feira, técnicos da DVS – Equipe de Serviços de Interesse à Saúde/Núcleo Hospitais (EVSIS), Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis (EVDT) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) irão ao GHC para acompanhar in loco as ações que vêm sendo implementadas desde a noite de quinta-feira.