Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Por um fio

Compartilhe esta notícia:

(Foto: EBC)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O núcleo do poder em Brasília passou o final de semana fazendo as contas sobre as possibilidades no plenário da Câmara dos Deputados. A votação da reforma da Previdência será como andar em um fio suspenso a 40 metros de altura, sem rede em caso de queda. Ministros estão confiantes, mas nenhum assessor que conhece o cenário arrisca previsão.

Caixa aberto

Tudo leva a crer que os orçamentos públicos se comparam a corredor de ônibus: sempre cabe mais um. A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) determina que o teto no serviço público incide sobre cada salário e não em relação à soma das remunerações. Com isso, o limite de 33,7 mil reais perde o efeito.

Custo nas alturas

O tamanho da dívida pública (que supera 4 trilhões de reais) e o custo da rolagem fazem dos Tesouros dos Estados e da União os maiores pagadores de juros, para alegria dos banqueiros. O Jurômetro chegou ontem à noite a 134 bilhões de reais. Foi o valor desembolsado pelo governo federal desde o dia 1º de janeiro deste ano. Os cortes de despesas alardeados tornam-se irrelevantes diante desse total.

Tobogã

A pesquisa Datafolha mostra que a Operação Lava-Jato ajuda a subir e a descer. Em dezembro de 2015, Aécio Neves estava com 27 pontos percentuais e agora veio para oito. Prova de que seu eleitorado julgou as delações em que aparece. No mesmo período, Lula saltou de 20 para 30 pontos. O critério de seus admiradores é outro.

Outros tempos

Nenhum outro presidente da República como Getúlio Vargas valorizou tanto o dia 1º de maio. Em 1939, criou a Justiça do Trabalho; em 1940, instituiu o salário mínimo; em 1943, anunciou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A partir de 1937, quando impôs a ditadura, os comícios lotaram estádios e praças públicas. Seus discursos serviam como baliza das ações do governo.

Linha direta com o povo

Em 1º de maio de 1951, o estádio do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, lotou para comemorar o Dia do Trabalho. Vargas discursou e, em um trecho, destacou: Uni-vos todos nos vossos sindicatos, como forças livres e organizadas. As autoridades não poderão cercear a vossa liberdade, nem usar de pressão ou de coação. O sindicato é a vossa arma de luta, a vossa fortaleza defensiva, o vosso instrumento de ação política!”

País quebrado

O legado de Hugo Chavez, comandante da revolução bolivariana, que queria transformar a Venezuela em modelo para a América Latina: forte recessão, inflação descontrolada, escassez de alimentos e medicamentos, racionamento de água e altíssimos índices de violência.

Contagem regressiva

O governador José Sartori entra na fase da pressa: a gestão terá mais 525 dias.

Quem quer pagar

Para tirar dúvidas, falta uma pesquisa nacional que avalie se o imposto sindical deve ser mantido ou não.

Grande diferença

Eike Batista troca cela de 9 metros quadrados por mansão em que só as peças de decoração valem 20 milhões de reais.

Zona de perigo

A fiscalização sobre ingresso de dinheiro para despesas de campanha vai triplicar em 2018. Aceitar o caixa 2 será equivalente a entrar no jogo suicida da Baleia Azul.

É o preço

Se o marqueteiro João Santana continuar abrindo o bico, terá que andar com guarda pessoal.

Acelerando

Jornal Clarín, de Buenos Aires: “Argentina espera vender 800 mil automóveis zero quilômetro neste ano, a maioria de fábricas brasileiras”.

Na terra das versões

Se boataria na Política pagasse imposto, os cofres do Tesouro Nacional estariam abarrotados.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Cobrança final
Mulher-bomba
https://www.osul.com.br/por-um-fio/ Por um fio 2017-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar