Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Por videoconferência, Bolsonaro e o presidente da Argentina realizam primeira reunião bilateral

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores e do secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência

Foto: Casa Rosada/Divulgação
Bolsonaro estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores e do secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência. (Foto: Casa Rosada/Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro realizou, nesta segunda-feira (30), a sua primeira reunião bilateral com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. A conversa ocorreu por videoconferência quase um ano após o início do governo de Fernández.

A reunião foi realizada no Dia da Amizade Brasil-Argentina, celebrado em 30 de novembro. Bolsonaro participou da videoconferência no Palácio da Alvorada, em Brasília, acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência, Flávio Rocha.

Fernández, por sua vez, estava na Quinta de Olivos, sua residência oficial, ao lado do embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, e do chanceler Felipe Solá.

Após a videoconferência, o governo argentino divulgou uma nota na qual relatou que Fernández disse para deixar as “diferenças do passado e encarar o futuro com ferramentas que funcionem bem” de forma a potencializar “pontos de acordo”.

Fernandéz celebrou o encontro por dar ao Mercosul o “impulso” que o bloco sul-americano necessita e que Brasil e Argentina podem fazer isso juntos. O governo argentino afirmou que os dois países avançam na cooperação em áreas como segurança e Forças Armadas e fornecimento de gás.

“Temos que trabalhar juntos o tema ambiental, que é um assunto que nos preocupa muito, devemos fazer um acordo de preservação”, disse o argentino.

Já Bolsonaro destacou a importância do Mercosul, a necessidade de dar ao bloco mecanismos mais ágeis, a intenção de avançar na cooperação na área de turismo e na parceria entre as Forças Armadas de Brasil e Argentina para fortalecer o combate ao tráfico de drogas e demais crimes transnacionais.

Bolsonaro e Fernández têm uma relação marcada por críticas, principalmente por parte do brasileiro, que não compareceu à posse do argentino, em dezembro do ano passado. Bolsonaro defendia a reeleição de Mauricio Macri, derrotado por Fernández.

O brasileiro chegou a dizer que, se Fernández fosse eleito, a Argentina se tornaria uma “nova Venezuela”, com êxodo de argentinos para o Rio Grande do Sul.

Mercosul

Em 2020, comemora-se o 35º aniversário da reunião entre os ex-presidentes José Sarney (Brasil) e Raúl Alfonsín (Argentina), realizada em 1985 em Foz do Iguaçu (PR), que lançou as bases para a criação do Mercosul. Sarney também participou da videoconferência desta segunda, mas, pelas imagens divulgadas, não estava no mesmo local de Bolsonaro.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Tribunal de Contas do Estado seguirá em trabalho remoto até 31 de janeiro de 2021
Justiça determina quebra do sigilo de dados de hackers suspeitos de atacar o Tribunal Superior Eleitoral
https://www.osul.com.br/por-videoconferencia-bolsonaro-e-o-presidente-da-argentina-realizam-primeira-reuniao-bilateral/ Por videoconferência, Bolsonaro e o presidente da Argentina realizam primeira reunião bilateral 2020-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar