Quarta-feira, 07 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo recua e suspende portaria que dificultava o trabalho aos domingos e feriados

Compartilhe esta notícia:

A previsão é de que a nova portaria seja publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
As empresas gaúchas de serviço foram as menos atingidas, redução de 3% no faturamento. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou nesta quarta-feira (22) que a portaria do governo que restringe trabalho aos feriados começará a valer apenas em março de 2024. Na última semana, o Ministério do Trabalho determinou, por meio de uma portaria, que setores do comércio e serviços só possam funcionar aos domingos e feriados se houver negociação com sindicatos ou lei municipal permitindo. Isso valeria a partir de janeiro do ano que vem.

“O entendimento que chegamos, ao escutar as bancadas, é de que a nossa portaria será refeita com validade a partir de 1º de março. Haverá grupo tripartite para negociação. Sempre respeitando particularidades das leis municipais”, explicou o ministro.

O ministro argumentou ainda que a portaria só muda o funcionamento desses setores do comércio em feriados e que existe uma outra legislação que aborda o trabalho aos domingos.

“[Quero] buscar esclarecer os maus entendidos sobre a portaria. Há um entendimento um tanto quanto equivocado. isso levou o parlamento aprovar urgência do PDL [ Projeto de Decreto Legislativo], estranhei muito o projeto e a rapidez e a agilidade de um assunto que é por informações que é falta de atenção ao texto legal”, afirmou Marinho. “Estamos falando de portaria que regula processo do comércio aos feriados, tão e somente. A lei é clara de que domingos está legislado pela lei”, completou.

Marinho se refere a portaria de 2021, do governo Jair Bolsonaro, que liberava o trabalho aos domingos e feriados. Conforme o ministro, essa medida contrariava a lei 10.101, de 2000, que permite o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal.

“A portaria de 2021 deu entendimento que os feriados não precisariam de negociação, e que o patrão poderia, na véspera do feriado, a qualquer hora, falar para o trabalhador: amanhã você vem trabalhar”, disse o ministro. Ele disse ainda que não conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que não foi demandado pelo Congresso sobre isso.

“Uma semana atrás assumi o compromisso com as lideranças preocupadas que faria reunião. O que aconteceu no Congresso ontem [terça-feira] não influenciou no tom da reunião. Queremos criar harmonia entre os poderes. Essa portaria que estava em vigor eu não sei como trabalhadores não alegaram inconstitucionalidade. Nossa ação é por conta da reclamação do setor, aconteceria independente da ação da Câmara ontem”, afirmou Marinho.

Segundo ele, “o espírito da nova portaria do governo é valorizar as negociações coletivas e estabelecer que o funcionamento aos feriados precisa ser negociado”. A previsão é de que a nova portaria seja publicada no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Carro explode na fronteira entre Estados Unidos e Canadá
Ministro do Supremo Alexandre de Moraes manda soltar sete presos pelo 8 de Janeiro
https://www.osul.com.br/portaria-que-restringe-trabalho-nos-feriados-passara-a-valer-a-partir-de-marco-de-2024-diz-ministro-do-trabalho/ Governo recua e suspende portaria que dificultava o trabalho aos domingos e feriados 2023-11-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar