Segunda-feira, 14 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Fair

Porto Alegre Porto Alegre abre tenda de vacinação contra a Covid-19 neste domingo

Compartilhe esta notícia:

Tenda para vacinação contra Covid-19 montada no pátio do Bourbon Country.

Foto: Divulgação SMS/PMPA
Tenda para vacinação contra Covid-19 montada no pátio do Bourbon Country. (Foto: Divulgação SMS/PMPA)

Há uma nova frente de vacinação contra a Covid-19 neste domingo (9) em Porto Alegre. A imunização ocorrerá das 9h às 13h, em uma tenda instalada no estacionamento externo em frente ao Shopping Bourbon Country, na Zona Norte.

O acesso será apenas para pedestres (não é um drive-thru) e pode ser feito pelas entradas da ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt.

Será aplicada primeira dose em pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, profissionais de saúde e de áreas de apoio à saúde. Também haverá segunda dose para vacinados com Astrazeneca/Oxford que já estejam no prazo. A vacinação de segunda dose da Coronavac continua suspensa.

Documentação necessária

Todos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa à cada comorbidade.

Pessoas com 40 ou mais com as seguintes comorbidades podem se vacinar:

– Diabetes

– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)

– Hipertensão arterial*

– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)

– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)

– Doença renal crônica

– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)

– Hemoglobinopatias graves

– Obesidade mórbida

– Cirrose Hepática

Continua a aplicação da primeira dose nos grupos anteriores:

– Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos

– Gestantes e puérperas (que passaram há menos de 45 dias pelo parto) maiores de 18 anos

– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos

– Pessoas vivendo com HIV a partir de 40 anos

– Público em geral com 60 anos ou mais

Comprovação

Documento preferencial a ser apresentado é um laudo médico descrevendo o problema de saúde. Alguns agravos também podem ser comprovados com prescrição de medicamentos de uso contínuo, como hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma. A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população leve cópia do atestado médico junto com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. A cópia ficará na unidade de saúde para registro. Vale para todos os públicos listados nas comorbidades acima, menos para pessoas com Síndrome de Down.

Entenda que tipos de hipertensão estão contemplados nesta fase

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou pressão arterial controlada com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos.

– Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou maior a 180 e/ou diastólica igual ou superior a 110, independente da presença de lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) ou comorbidade.

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) e/ou comorbidade. Pressão sistólica entre 140 e 179 e/ou diastólica entre 90 e 109 na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Segunda etapa da vacinação contra gripe influenza começa na terça-feira
Nova remessa de Coronavac será distribuída no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira
Deixe seu comentário
Pode te interessar