Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de março de 2022
Programa visa a somar esforços ao trabalho da rede de acolhimento em abrigos oficiais, geridos pelos municípios, ampliando a rede de apoio com abrigamento
Foto: Alex Rocha/PMPAPorto Alegre oficializou a participação, nesta terça-feira (29), ao Programa Acolhe, que oferece abrigo temporário em hotéis da rede Accor para mulheres em situação de violência e seus filhos.
A prefeitura, através da Coordenadoria de Direitos da Mulher da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, integra o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher), que assinou nesta terça documento para implantar o programa no Estado.
O Programa Acolhe, idealizado pelo Instituto Avon e Accor, com apoio técnico do Instituto para Desenvolvimento Sustentável, visa a somar esforços ao trabalho da rede de acolhimento em abrigos oficiais, geridos pelos municípios, ampliando a rede de apoio com abrigamento, atendimento social, jurídico e psicológico.
“Este acordo vem para dar mais um suporte de infraestrutura no acolhimento de mulheres vítimas de violência. O enfrentamento à violência requer esforços multissetoriais e ações integradas e esse programa está dentro dessa necessidade”, afirma a coordenadora da Mulher da SMDS, Fernanda Mendes Ribeiro.
A celebração do acordo encerrou o Seminário Violência Doméstica – importância e desafios da rede comunitária, realizado pelo Comitê EmFrente, Mulher durante a manhã desta terça-feira.
O evento foi voltado a líderes de comunidades em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de capacitar sobre modelos de ação no combate e prevenção da violência doméstica contra a mulher.