Sábado, 15 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Porto Alegre Porto Alegre atualiza dados sobre gases de efeito estufa

Compartilhe esta notícia:

Estas medidas estão previstas na Política Municipal de Sustentabilidade, Enfrentamento das Mudanças Climáticas

Foto: Maria Ana Krack/PMPA
Um dos objetivos do projeto é difundir a cultura do conhecimento de setores estratégicos de alta tecnologia. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

A Smamus (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade) promove o 1º Workshop de Sensibilização para Atualização do Inventário de Emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa) de Porto Alegre nesta quarta-feira (14) a partir das 10h.

Voltado a técnicos e atores relevantes ao contexto local, o evento está sendo estruturado pelo Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável e fornece consultoria técnica para governos atenderem aos objetivos de sustentabilidade.

O novo inventário de GEEs de Porto Alegre está sendo viabilizado a partir do contrato assinado entre o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono. A empresa foi selecionada via edital no final de 2020 e tem prazo de 240 dias para apresentar o estudo finalizado.

“O último Inventário de Porto Alegre foi concluído em 2015 e agora a cidade terá uma nova versão, atualizada, com o objetivo de subsidiar o monitoramento das principais fontes emissoras de GEEs, provenientes da ação humana”, explica o secretário da Smamus, Germano Bremm, destacando que a atualização dos dados permitirá que sejam definidas metas de redução de emissão e elaborado o Plano de Ações Climáticas.

Estas medidas estão previstas na Política Municipal de Sustentabilidade, Enfrentamento das Mudanças Climáticas e Uso Racional da Energia (Lei Complementar Nº 872, de 10 de janeiro).

A diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, que coordena o trabalho pela prefeitura, pontua que a elaboração do novo Inventário é uma etapa primordial para o planejamento climático municipal.

“Teremos acesso a dados de extrema relevância, os quais orientarão o que deve ser priorizado na implementação de políticas públicas destinadas à redução dos riscos climáticos, definindo ações específicas para minimizar os efeitos nocivos e melhorar a qualidade do meio ambiente”, afirma.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Incêndio em pensão no bairro Floresta, em Porto Alegre, deixa mulher ferida
Após duas quedas seguidas, vendas do comércio brasileiro crescem 0,6% em fevereiro
Deixe seu comentário
Pode te interessar