Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de setembro de 2023
Com o novo recuo, a prefeitura de Porto Alegre decidiu por liberar as comportas 1, 2, 4 e 6 no Cais Mauá.
Foto: Luciano Lanes/PMPAO Guaíba baixou para 2,81 metros nesta quinta-feira (28), em medição mais recente, abaixo da cota de inundação de 3 metros. Com o novo recuo, a prefeitura de Porto Alegre decidiu por liberar quatro comportas (1, 2, 4 e 6) no Cais Mauá.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), havia afirmado que a decisão seria tomado se o Guaíba atingisse 2,85 metros. Além disso, se a medição baixar para 2,80 metros, outros portões também poderão ser abertos.
Os trabalhos serão retomados na manhã desta sexta-feira (29), para a reabertura do portão 12. Ainda não há previsão de normalização dos setores 3, 11 e 14.
“O vento mudou de direção, o que ajudou no recuo da água. Assim, realizamos a abertura do portão principal do Cais e também do Embarcadero, para que os lojistas possam iniciar o processo de limpeza dos estabelecimentos. Contaremos com a ajuda do efetivo do Corpo de Bombeiros para abrir o portão 12, que dá acesso à área portuária”, afirma o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
O Guaíba chegou ao pico de 3,18 metros nessa quarta-feira, registrando a pior cheia desde 1941. A cheia provocou uma série de transtornos em Porto Alegre.
Além da inundação histórica na área do Cais Mauá, a avenida Borges de Medeiros, a sede do Grêmio Náutico União e o Centro de Treinamento do Inter foram pontos que também foram tomados pela água, por exemplo.
O prefeito Sebastião Melo entregou na Câmara Municipal o projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Recuperação Emergencial e Auxílio Humanitário.
A proposta busca amenizar os danos à população atingida pelas cheias, com cinco medidas emergenciais e investimento inicial de R$ 20 milhões.
Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 188 pessoas estão acolhidas em abrigos. Destas, 107 estão na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada; 64 no Ginásio do Demhab, no bairro Santana; nove na EMEF Vereador Antônio Giúdice, no Humaitá; e oito na EEEF Custódio de Mello, na Vila dos Sargentos.
O trânsito segue alterado na rua Voluntários da Pátria em razão do fechamento das comportas 12 e 14 no Muro da Mauá. Não há opção de acesso à João Moreira Maciel e Castelo Branco no sentido bairro-Centro. O motorista deve seguir pela Voluntários, ou Farrapos, para acessar o Centro Histórico. Quem transita pela João Moreira Maciel, por sua vez, não pode retornar, devendo continuar via Castelo Branco, sentido bairro-Centro.
Na área da saúde, as três Unidades de Saúde localizadas no bairro Arquipélago (Ilha da Pintada, Ilha do Pavão e Ilha dos Marinheiros) permaneceram fechadas nesta quinta-feira. O ônibus Fique Sabendo, que foi estacionado em frente à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, foi a alternativa de atendimento na região.
Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).