Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de março de 2021
Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) considera Porto Alegre como a capital brasileira que mais aplicou a primeira dose de vacina contra o coronavírus até agora, em termos proporcionais: 8,72% até o começo da tarde desta segunda-feira (15). A estatística tem por base dados de 19 cidades que publicam dados sobre a campanha de imunização.
Em segundo lugar no ranking aparece Manaus (AM) com 8,53%, seguida de perto por Recife (PE) com 8,27%. A lista continua com São Paulo (7,47%) e Rio de Janeiro (6,99%).
De acordo com um painel atualizado pelo jornal inglês “Financial Times”, mais de 360 milhões de doses de imunizantes contra o coronavírus já foram aplicadas no todo o mundo. O Brasil aparece em 49º lugar, com 11,2 milhões de injeções para 5,4% da população.
Estatística atualizada
Até as 18h desta segunda-feira, ao menos 132.013 porto-alegrenses já haviam recebido vacina contra o coronavírus (Coronavac ou Oxford), incluindo todos os grupos prioritários. Em idosos a partir de 76 anos, foram 44.868 doses – 78,34% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para essa faixa etária na cidade (57.273 pessoas).
Em termos gerais, esses 132.013 indivíduos correspondem a 8,87% da população e a 83,66% do público-alvo desta fase da campanha, que é de 157.791 pessoas.
Deste número, 66.574 primeiras doses foram recebidas por profissionais de saúde; 44.868, por idosos com 76 anos ou mais; 19.636, por idosos acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições; e 1.157, por populações indígenas e quilombolas. Já a segunda dose foi aplicada em 62.936 pessoas, ou seja, 39,89% da população-alvo.
Visitas domiciliares
Além da vacinação em postos de saúde e drive-thrus, as equipes da SMS prosseguem as visitas domiciliares para imunizar idosos acamados e aplicar a segunda injeção tanto em idosos quanto em pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência. A iniciativa contempla, ainda, cuidadores, profissionais de saúde e integrantes de comunidades indígenas e quilombolas.
Movimento intenso
Nesta segunda-feira, o movimento foi intenso mas contínuo nos dois drive-thrus disponibilizados pela prefeitura para vacinação. A maior circulação de veículos foi no estacionamento do hipermercado Big da avenida Sertório (bairro Sarandi), onde foram aplicadas 1.010 doses da Coronavac. Já no Big do Barrashopping Sul (Cristal) foram 740 injeções.
Nos principais locais de vacinação, como os postos de saúde Modelo (Santana), IAPI (Passo D’Areia) e Santa Marta (Centro Histórico), a procura foi maior pela manhã e o atendimento transcorreu normalmente. Nas demais unidades, a circulação de público foi tranquila, tanto para aplicação da primeira quanto da segunda dose em idosos.
A maior parte da demanda registrada ao longo do dia foi motivada pela ampliação do público-alvo, que passou a abranger quem tem 76 anos. O processo continua nesta terça-feira e, segundo a prefeitura, as doses estão garantidas para essas faixas etárias, independente do horário de chegada, o que dispensa a necessidade de “madrugar” nos locais disponibilizados.
(Marcello Campos)