Quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 5 de abril de 2024
Neste sábado (6), Porto Alegre é uma das 11 cidades brasileiras escolhidas pela Associação Mensa Brasil para realização de testes destinados a identificar superdotados. O público-alvo da iniciativa são indivíduos com idade a partir de 17 anos, desde que estejam cursando uma faculdade ou já tenham diploma de ensino superior.
O procedimento é presencial e sob acompanhamento de psicólogo especializado. Não são divulgados local e horário: os inscritos recebem de forma privada as orientações. Além da capital gaúcha, o roteiro inclui Curitiba (PR), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Jundiaí (SP), Macapá (AP), Natal (RN) e Recife (PE).
Já nos dias 13, 20 e 27, será a vez de Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Salvador (BA), Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Campinas (SP) e Niterói (RJ), totalizando assim 18 cidades na atual rodada.
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é voltada aos brasileiros com altas capacidades intelectuais e também oferece testes individuais em oito municípios do País. As regras são as mesmas dos exames coletivos, com a diferença de que não há uma data fixa. Saiba mais em mensa.org.br.
A entidade congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste específico. Dentre os objetivos estão “identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade”, “estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência e “prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados”.
Mensa Internacional
Fundada no Reino Unido em 1946, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade.
A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, impendentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.
Atualmente, a entidade possui mais de 3 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. Segundo mapeamento, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1369 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 335 pessoas, Minas Gerais, com 240, Paraná, com 229, e Distrito Federal, com 190.
Considerações
De acordo com Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o desenvolvimento do País:
“Portanto, identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se, de 3 a 5% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los”.
“Trazer esse problema para o debate público é imprescindível para alcançarmos o pleno atendimento dos direitos de indivíduos com alta inteligência. A Mensa tem papel fundamental neste trabalho, no sentido de contribuir com processos de identificação e proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de potenciais de seus membros”, acrescenta.
(Marcello Campos)