Terça-feira, 06 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre ganha plataforma de planejamento urbano que concentra dados e normas, com mapas interativos e análises em 3D

Compartilhe esta notícia:

Com a visualização do mapa em 3D, é possível simular a construção de edificações por pavimentos, respeitando os parâmetros urbanísticos definidos para cada lote

Foto: Giulian Serafim/PMPA
(Foto: Giulian Serafim/PMPA)

A Prefeitura de Porto Alegre acaba de lançar a DM Web 2.0, plataforma que facilita o acesso ao regime de planejamento urbano da cidade. Com mapas interativos e a possibilidade de análises tridimensionais, a ferramenta reúne em um único ambiente digital informações detalhadas sobre os parâmetros de uso e ocupação do solo, legislação urbanística, dados socioeconômicos, ambientais e de infraestrutura.

Desenvolvida pela Codex, em parceria com a SMAMUS (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre), a plataforma possibilita ainda a emissão automática da DMI (Declaração Municipal Informativa), documento que fornece informações urbanísticas e limitações administrativas sobre imóveis.

“Ao buscar um endereço, o usuário tem acesso imediato às regras vigentes, permitindo que gestores, técnicos, arquitetos e cidadãos consultem com rapidez e precisão informações fundamentais para o planejamento urbano. Isso elimina a fragmentação de fontes e garante maior consistência na análise e elaboração de políticas públicas”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

Ainda conforme o secretário, a transparência e rastreabilidade das decisões são outros ganhos. “A ferramenta permite documentar de forma clara os fundamentos técnicos das propostas de planejamento, com base em dados atualizados e fontes verificáveis. Esse processo favorece a prestação de contas e reforça a legitimidade das decisões públicas perante órgãos de controle e a sociedade”, ressalta.

Com a visualização do mapa em 3D, é possível simular a construção de edificações por pavimentos, respeitando os parâmetros urbanísticos definidos para cada lote. Outra função é a visualização do território em diferentes formatos, como imagens de satélite e imagens aéreas, além da possibilidade de upload de arquivos para análises personalizadas. Recursos de desenho, medição e anotação diretamente sobre o mapa tornam a plataforma mais dinâmica e colaborativa, facilitando estudos, projetos e diagnósticos urbanos.

Venicios Santos, Diretor de Negócios da Codex, ressalta os benefícios para análise preditiva e simulação de cenários. “A plataforma viabiliza a análise de impacto das alterações normativas antes de sua implementação, por meio da modelagem espacial e da comparação entre cenários regulatórios. Esse recurso orienta a tomada de decisão com base em projeções fundamentadas, fortalecendo a capacidade de Porto Alegre de se planejar de forma mais integrada e resiliente, sobretudo, frente aos desafios climáticos”, diz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ministro Alexandre de Moraes diz que a imprensa tenta transformar o Supremo em “revista Caras”
Comissão do Senado aprova convite para ministro explicar fraudes no INSS
https://www.osul.com.br/porto-alegre-ganha-plataforma-de-planejamento-urbano-que-concentra-dados-e-normas-com-mapas-interativos-e-analises-em-3d/ Porto Alegre ganha plataforma de planejamento urbano que concentra dados e normas, com mapas interativos e análises em 3D 2025-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar