Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 15 de setembro de 2021
Profissionais de saúde irão até as residências selecionadas para a realização do estudo
Foto: Divulgação/PMPAEquipes de um laboratório contratado pelo Ministério da Saúde estão em Porto Alegre para realizar a pesquisa PrevCov, que analisa a prevalência de infeção por Covid-19 no Brasil.
Durante o estudo, profissionais de saúde identificados e preparados para seguir os protocolos de segurança irão até as residências selecionadas. Se o morador aceitar participar, será iniciada a coleta de amostras, quando é retirada uma pequena quantidade de sangue, procedimento sem riscos à saúde.
“O estudo soroepidemiológico fornece informações que apoiam a tomada de decisão baseada em evidências para embasar respostas em saúde pública, mostrando a distribuição da Covid-19, a dinâmica de transmissão e a variação da doença de acordo com o cenário específico das populações afetadas nos diferentes recortes geográficos: grandes regiões, unidades federadas, regiões metropolitanas e municípios das capitais”, informou a prefeitura de Porto Alegre.
Caso os moradores não queiram participar, outras residências da vizinhança podem ser selecionadas. Menores de 18 anos só podem participar da PrevCov com a autorização dos pais ou responsáveis. Os dados são sigilosos, e a colaboração de todos pode ajudar a salvar vidas.
Com pesquisas em 274 municípios brasileiros, o estudo vai gerar um mapa detalhado da transmissão e comportamento da Covid-19 no País e ajudará a aperfeiçoar as ações de combate e prevenção da doença e de outras possíveis ameaças virais. Em caso de dúvidas, a orientação é ligar para o telefone 136 – Disque Saúde ou acessar o site www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov.