Segunda-feira, 18 de março de 2024
Por Redação O Sul | 1 de novembro de 2020
Em meio ao feriado do Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira (2), os órgãos municipais de Porto Alegre que realizam atividades essenciais mantém atendimento em regime de plantão. O expediente regular será retomado na terça-feira. Informações divulgadas pela prefeitura detalham o funcionamento dos principais serviços ao cidadão, conforme detalhado a seguir.
– 156 POA: atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncia de vandalismo e outras demandas.
– Trânsito e Transporte: a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) informa que nesta segunda-feira, os ônibus irão circular com tabela horária de domingo na Capital. Além disso, por conta da pandemia do coronavírus e em respeito às medidas de prevenção, neste ano as linhas especiais “Cemitério” estarão fora de operação.
– Saúde: Os prontos atendimentos e hospitais do município permanecerão abertos 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas de domingo a segunda-feira, 1º e 2 de novembro, retomando o atendimento na terça, 3, a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço.
– Limpeza Urbana: o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.
– Água, esgoto e drenagem: fone 156, opção 2: atendimento diário, das 7h às 17h para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto e pluvial, solicitar serviços operacionais, fazer agendamentos, esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços. Atendimento comercial do Dmae pelos canais digitais (email, chatdmae) retornam na terça-feira, 3.
– Defesa Civil: a Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.
– Conselho Tutelar: atendimento das 8h às 18h, em regime de plantão centralizado, na rua Giordano Bruno, 335, bairro Rio Branco. As unidades das microrregiões estarão fechadas. O plantão noturno não sofre alterações.
– Iluminação Pública: o plantão técnico da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) atende solicitações de urgências pelo telefone 156 POA.
– Procon: Para informações e também registrar reclamações e denúncias o cidadão pode acessar o Reclamação Procon. O órgão está com os atendimentos presenciais suspensos.
Segurança Pública
– Ceic: O Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.
– Guarda Municipal: as equipes da corporação estarão em parques e praças, além de reforço no patrulhamento nos cemitérios públicos e entorno. A vigilância fixa e motorizada atenderá postos de saúde, secretarias e prédios municipais, além do plantão, na sede do Ceic. Os agentes também atuarão na fiscalização da Covid-19 em diversos pontos como feiras, comércio e serviços. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 153.
(Marcello Campos)