Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre passa a incentivar a instalação de terraços sustentáveis

Compartilhe esta notícia:

O objetivo é que os espaços contribuam para a redução dos  efeitos das ilhas de calor, ajudem a reter água da chuva e tragam maior conforto térmico e acústico

Foto: Maria Ana Krack/PMPA
A tendência é de que o tempo continue firme ao longo dos próximos dias da semana, e só a partir de quinta-feira (22) há uma chance maior de chuva. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

Com a publicação do Decreto 20.746, dos Rooftops Sustentáveis, nesta quinta-feira (1º), a prefeitura de Porto Alegre passa a incentivar a implementação de áreas sustentáveis de lazer, convívio e contemplação em terraços de edifícios residenciais e comerciais.

O objetivo, segundo a prefeitura, é que os espaços contribuam para a redução dos  efeitos das ilhas de calor, ajudem a reter água da chuva e tragam maior conforto térmico e acústico para as edificações. O texto foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre.

A principal mudança é que as coberturas dos edifícios que tiverem elementos de sustentabilidade contemplados não serão consideradas como área adensável e não entrarão no cálculo da altura quando vinculadas à área condominial ou de uso público, estimulando a criação desses espaços verdes. Com a alteração, há um incentivo urbanístico para que a opção se torne economicamente viável e impulsione o desenvolvimento sustentável.

O decreto também prevê a possibilidade de implantação de guarda-corpo (coroamento do edifício, que funciona como elemento delimitador das faces abertas do terraço), qualificando a paisagem urbana, contribuindo para a segurança do espaço e embelezamento da cidade. Com a medida, há também um incentivo à utilização comercial das coberturas, com instalação de cafeterias e restaurantes em prédios comerciais, como é comum em grandes cidades do mundo, como Nova York, Paris, Londres e Hong Kong, fazendo da vista um atrativo.

As coberturas deverão ter uma área vegetada na proporção mínima de 25% da área total do pavimento inferior, e a área construída ficará limitada a 25%. Ou seja, é preciso que se cumpram critérios mínimos de sustentabilidade. Quando implementado em prédios residenciais, o uso do rooftop será exclusivamente condominial e, quando implementado em prédios comerciais, o uso será condominial ou privativo de acesso público. As regras se aplicam a prédios já existentes, novos e a projetos em tramitação, caso seja do interesse do empreendedor.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Unidades de saúde repassam “kits bebê” para gestantes em situação de vulnerabilidade social em Porto Alegre
Governo do Rio Grande do Sul pode demitir servidores que receberam auxílio emergencial de forma irregular
https://www.osul.com.br/porto-alegre-passa-a-incentivar-a-instalacao-de-terracos-sustentaveis/ Prefeitura de Porto Alegre passa a incentivar a instalação de terraços sustentáveis 2020-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar