Segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre passa a ter três linhas de ônibus nas madrugadas

Compartilhe esta notícia:

Retomada será depois de mais de um ano e meio sem operação noturna, em razão da pandemia e baixa procura de usuários

Foto: PMPA/Divulgação
Retomada será depois de mais de um ano e meio sem operação noturna, em razão da pandemia e baixa procura de usuários. (Foto: PMPA/Divulgação)

A Prefeitura de Porto Alegre retoma o atendimento aos passageiros de ônibus das madrugadas, a partir desta sexta-feira (26), depois de mais de um ano e meio sem operação noturna, em razão da pandemia e baixa procura de usuários.

A Secretaria de Mobilidade Urbana, EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e Carris viabilizaram a criação de três linhas: C10 Corujão Restinga, C98 Corujão Lomba do Pinheiro e C5 Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento.

“A volta do atendimento noturno foi um pedido da população. Com a melhora no quadro da pandemia e a retomada gradual das atividades, foi possível reativar as linhas da madrugada para melhorar o deslocamento dos trabalhadores” Prefeito Sebastião Melo

A operação acontecerá todos os dias e fica a cargo da Carris. Serão 12 viagens no total e funcionamento das 1h20min às 5h25min. O atendimento inicia nas regiões da Restinga, Lomba do Pinheiro, 4º Distrito, Cidade Baixa e Moinhos de Vento. As tabelas horárias serão disponibilizadas no site da EPTC e a localização, em tempo real, de cada linha pode ser acessada na função GPS do aplicativo do TRI.

A prefeitura vai avaliar a possibilidade e viabilidade de circulação de linhas de transporte coletivo em outras regiões da cidade. “Vamos analisar os carregamentos dessas linhas para realizar ajustes conforme necessidade”, esclarece o diretor técnico da EPTC, Flávio Caldasso.

Atualmente, o sistema de transporte coletivo transporta, em média, 502 mil passageiros em dias úteis, o que representa 61% do que era transportado antes da pandemia (820 mil passageiros).

Sem custos adicionais

O atendimento noturno não terá custo adicional ao sistema, uma vez que os recursos empregados têm origem na redução de custo obtida com o cancelamento de viagens deficitárias na faixa da 0h e 1h em 15 linhas que apresentam uma média de três ou menos passageiros por viagem.

As linhas

C210 Corujão Restinga: Os horários que saem do bairro, da Av. Econ. Nilo Wulff, são às 1h20min e às 3h30. Os horários que saem do Centro no Terminal Borges de Medeiros, são às 3h15 e 5h25.

C398 Corujão Pinheiro – Os horários que saem do Centro, da Av. Borges de Medeiros, são às 2h30 e às 4h40. Os horários de volta saem do Terminal Nilo Wulff às 2h10 e 4h20.

C5 Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento – Primeiro horário sai às 23h e último às 2h. Por se tratar de uma linha circular, sai e retorna para o mesmo ponto, Av. Borges de Medeiros. Os veículos saem do Centro Histórico, passam pelos bairros Rio Branco, Moinhos de Vento, Floresta até chegar ao 4º Distrito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prévias do PSDB: partido diz que testes em novo aplicativo “não foram totalmente satisfatórios”
Alemanha cogita vacinação obrigatória diante de aumento do coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar