Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Porto Alegre registrou queda de 19% no número de acidentes de trânsito nos quatro primeiros meses deste ano

Compartilhe esta notícia:

A campanha Maio Amarelo visa conscientizar a população para um trânsito mais seguro. (Foto: Maria Ana Krack/PMPA)

O número de acidentes em Porto Alegre caiu 19% nos quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 3.893 para 3.139 ocorrências. Os dados foram divulgados pela Coordenação de Informações de Trânsito da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).

De janeiro a abril deste ano, a quantidade de feridos caiu 11% (de 1.703 para 1.503), houve queda de 22% no número de vítimas fatais (de 31 para 24) e baixa de 40% em mortes envolvendo acidentes com motocicletas (de 15 para nove). Conforme a EPTC, foi registrada redução de 42% no número de vítimas fatais por atropelamentos (de 14 para oito).

O diretor de Operações da empresa, Fábio Berwanger Juliano, analisou o balanço. “Os dados sinalizam uma mudança gradual na cultura do trânsito, de um maior respeito entre as pessoas. É um fato positivo, mas temos que evoluir muito ainda. Agora, em maio, estamos intensificando principalmente as ações educativas, que representam a base para solidificar este processo de conscientização, mas sem esquecer das medidas de fiscalização, principalmente em relação ao excesso de velocidade e ao uso de álcool ao volante, riscos maiores no quadro da acidentalidade”, declarou.

Abril

Em abril deste ano, na comparação com março, na Capital, aconteceram 53% menos acidentes (de 1.009 para 467), queda de 15% no número de feridos (de 449 para 378) e redução de 27% em vítimas fatais (de 11 para oito). No entanto, foi observado um aumento de 150% nas mortes por atropelamentos (de dois a cinco).

Maio Amarelo

Para uma redução maior no número de acidentes de trânsito e de vítimas, a EPTC informou que está desenvolvendo um intenso calendário de atividades de educação durante a programação do Maio Amarelo, um movimento internacional que busca a conscientização das pessoas no trânsito.

Estão sendo realizadas palestras em CFCs (Centros de Formação de Condutores) e em outras entidades, esquetes teatrais e abordagens em escolas e com frequentadores de bares da cidade e atividades em associações de moradores, nos corredores de ônibus, cruzamentos e em vias de maior risco de acidentes. Carcaças de veículos acidentados pintadas de amarelo foram colocadas em pontos de intensa circulação de veículos em Porto Alegre, como um alerta aos condutores sobre a necessidade de uma maior conscientização no trânsito.

Na manhã de sexta-feira (11), servidores do Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito), da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) promoverão uma ação educativa na rodoviária de Porto Alegre, alertando para a importância da utilização do cinto de segurança nos ônibus. Além disso, haverá uma megablitz à noite. As ações fazem parte da Operação Viagem Segura do Dia das Mães.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Guatambu Estância do Vinho marca presença durante a Expointer 2016
Menina de 2 anos é encontrada por policiais militares sozinha na rua
https://www.osul.com.br/porto-alegre-registrou-queda-de-19-no-numero-de-acidentes-nos-primeiros-quatro-meses-deste-ano/ Porto Alegre registrou queda de 19% no número de acidentes de trânsito nos quatro primeiros meses deste ano 2018-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar