Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de outubro de 2020
Serviços de Unidade de Terapia Intensiva tinha 265 casos confirmados de Covid-19.
Foto: Robson da Silveira/PMPAA SMS (Secretaria Municipal de Saúde) registrou o total de 36.154 casos confirmados de pacientes com coronavírus em Porto Alegre até esta terça-feira (6). Entre estes, 31.434 pessoas se recuperaram da doença. Também foram registrados 102.088 casos negativos e outros 7.029 estão em análise. O número de óbitos chegou a 1.073.
Os serviços de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão agora com 265 casos confirmados de Covid-19, um deles em pediatria. Há também 24 casos suspeitos de adultos e oito infantis.
Resumo da situação do coronavírus em Porto Alegre em 6 de outubro: 36.154 casos confirmados; 7.029 casos suspeitos; 102.088 casos negativos; 31.434 pessoas recuperadas; 1.073 óbitos; 265 pacientes confirmados em UTI; 24 pacientes suspeitos em UTI; 56 casos inconclusivos.
Termômetros para escolas
As escolas da rede municipal de ensino recebem, nesta semana, um primeiro lote de cem termômetros, sendo pelo menos um para cada instituição. Foram adquiridos mais 526 unidades, que deverão ser distribuídas assim que entregues pelo fornecedor. O equipamento reforçará o conjunto de materiais já enviados pela mantenedora como parte das medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. As instituições também receberam uma verba extra de R$ 2,5 milhões para compra de produtos de proteção à Covid-19.
Os termômetros digitais de testa são utilizados para medir a temperatura de alunos e educadores ao ingressarem na escola, já que a febre é um dos sintomas de infecção pelo vírus.
Em setembro, a Smed (Secretaria Municipal de Educação) informa ter repassado o recurso de R$ 2,5 milhões destinado à aquisição de itens como papel toalha, álcool em gel ou líquido, sabonete líquido, máscaras, termômetros e luvas descartáveis. Em junho, a secretaria encaminhou para cada instituição um kit com dez frascos de álcool em gel, 128 rolos de papel higiênico, dez fardos de papel toalha, 40 frascos de sabonete líquido, 40 litros de álcool líquido 70% e 15 unidades de protetores faciais, conhecidos como face shields.
Para a reabertura das escolas públicas municipais, são exigidos o preenchimento do formulário de monitoramento semanal e da autodeclaração de conformidade sanitária e a implementação do plano de contingência conforme o decreto municipal vigente. O controle é feito pela Smed em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, a diretoria de Atenção Primária e as Unidades de Saúde de referência por meio da Central de Monitoramento das Escolas.