Terça-feira, 27 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Porto Alegre vai receber primeiro parklet 100% sustentável

Compartilhe esta notícia:

Projeto será enviado para aprovação da Prefeitura em breve (Foto: Divulgação/Elysia Energia Solar)

Até o segundo semestre deste ano, Porto Alegre deve receber o primeiro parklet 100% sustentável da capital. O projeto será implantado na rua General João Telles, no bairro Bom Fim, em frente ao Bar Ocidente. A estrutura contará com um poste alimentado por energia solar, que será instalado pela empresa Elysia. A entidade já possui quase 200 instalações de energia solar finalizadas no Rio Grande do Sul.
O projeto é fruto de uma parceria entre a cafeteria Josephyna’s, o restaurante Sim Sala Bim, a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA), Urban Ode, Mirá, ONG Solidariedade, Cooperativa CTSA e a Elysia Energia Solar.
O novo parklet será um espaço público de convivência montado com estrutura ambientalmente sustentável. Ele se juntará aos outros sete já construídos em Porto Alegre. Em breve, o projeto passará para análise e liberação junto à Prefeitura de Porto Alegre, que já regulamentou decreto sobre as estruturas.
O lançamento oficial será neste sábado (6), às 14h, durante a Virada Sustentável de Porto Alegre. A Roda de Conversa, onde será discutido o uso de parklets e paraciclos para fomentar o uso de bicicletas na capital, vai ser realizada no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Sala Araucária.

Virada Sustentável:

A Virada Sustentável é um festival de abrangência nacional que nasceu em São Paulo e se realiza também no Rio de Janeiro, em Salvador, Campinas e Manaus. O principal objetivo do evento é chamar a atenção da população para as diversas questões da sustentabilidade. Em 2018, mais de 45 mil pessoas participaram das cerca de 200 atividades promovidas ao longo de três dias.
Neste ano, a Virada Sustentável será realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril. Ao todo, foram propostos 419 projetos culturais, sociais, educativos e ambientais. Destes, 155 foram escolhidos para integrarem a programação em diferentes locais da Capital Gaúcha e em cinco Ecopontos: Casa de Cultura Mario Quintana, Associação Cultural Vila Flores, Praça Júlio Mesquita, Parque da redenção e Centro Cultural da UFRGS.
Confira a programação do evento no site.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Adolescente apontado como terceiro envolvido no massacre de Suzano passa por nova audiência
Caetano Brass estreia com show de lançamento no Teatro Renascença
Pode te interessar