Domingo, 09 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Porto do Rio Grande cresce 6,4% no semestre e alavanca a movimentação dos portos públicos gaúchos

Compartilhe esta notícia:

O volume representa o melhor desempenho semestral do terminal desde 2021.

Foto: Divulgação/Ascom Portos RS
O volume representa o melhor desempenho semestral do terminal desde 2021. (Foto: Divulgação/Ascom Portos RS)

Com 19.722.316 toneladas movimentadas no primeiro semestre de 2025, o Porto do Rio Grande, na Zona Sul do Estado, registrou alta de 6,42% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume representa o melhor desempenho semestral do terminal desde 2021.

A movimentação foi impulsionada principalmente pelo crescimento expressivo de cargas como milho, arroz e farelo de soja. O desempenho do terminal rio-grandino puxou para cima os números gerais dos portos públicos sob gestão da Portos RS, que juntos movimentaram 20.449.457 toneladas entre janeiro e junho — crescimento de 5,23% em relação ao mesmo período de 2024. O Porto do Rio Grande respondeu por 96% desse volume.

Nos demais portos públicos do Rio Grande do Sul, Pelotas registrou alta de 8,75%, com 580.366 toneladas operadas, principalmente de madeira. Já Porto Alegre movimentou 146.775 toneladas, com queda frente a 2024.

“Este é o melhor resultado do Porto do Rio Grande desde o primeiro semestre de 2021. Voltamos a operar acima de 19 milhões de toneladas, o que reafirma a capacidade do porto público e terminais em sustentar a retomada econômica e atender às demandas logísticas do estado”, destaca Cristiano Klinger, presidente da Portos RS.

Ao todo, os três portos públicos do Estado receberam 1.894 embarcações no semestre. O Porto do Rio Grande concentrou 1.563 atracações, entre navios e barcaças. Em Pelotas, foram 284 barcaças, enquanto Porto Alegre contabilizou 47 embarcações, em sua maioria operações fluviais.

Entre os tipos de carga, o granel sólido liderou com 11,5 milhões de toneladas (56,3% do total). Em seguida vêm carga geral (7,3 milhões) e granel líquido (1,6 milhão).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Jorge Souza
16 de julho de 2025 00:49

SE CRESCEU A MOVIMENTAÇÃO É PORQUE A ECONOMIA DESSE PAÍS VAI MELHORANDO

Rodinei Mandelli Sanini
16 de julho de 2025 13:54

Santa Catarina tem 6 portos e vão abrir mais 2.
Rio Grande do Sul precisa urgente do Porto de Arroio do Sal

Compra de votos: ex-vice-prefeito de município gaúcho fica inelegível por oito anos
Começa etapa de Assembleias Iniciais da Consulta Popular 2025 no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x