Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Portos gaúchos registram aumento nas movimentações de cargas no primeiro semestre

Compartilhe esta notícia:

O porto do Rio Grande é o responsável pela maior parte das movimentações

Foto: Ascom Portos RS
Porto do Rio Grande é o principal terminal portuário do Estado. (Foto: Ascom/Portos RS)

Os portos do Rio Grande do Sul registraram, no primeiro semestre deste ano, aumento nas movimentações de cargas. No período, passaram pelos terminais mais de 20 milhões de toneladas de mercadorias e cerca de de 1.800 embarcações.

O porto do Rio Grande é o responsável pela maior parte das movimentações, com 19.097.639 toneladas. Na sequência, aparecem os portos de Pelotas e de Porto Alegre, com 638.976 toneladas e 375.697 toneladas, respectivamente.

Os granéis sólidos lideram a lista de cargas, seguidos pelas cargas gerais e pelos granéis líquidos. No período de janeiro a junho, passaram 1.513 navios pelo porto do Rio Grande, 257 pelo de Pelotas e 66 pelo de Porto Alegre.

Além dos três portos públicos, estão incluídas nos dados as movimentações dos terminais de uso privado e arrendados, além dos estaleiros Rio Grande e EBR.

Entre as mercadorias com destaque de movimentações no porto do Rio Grande, estão a soja, com variação positiva de 118,05%; a ureia, com 42,94%; o fosfato, com 16,04%; o arroz, com 12,67%; o cloreto de potássio, com 9,83%; e o farelo de soja, com 6,74%. A movimentação de contêineres também variou positivamente (11,38%).

Pelotas 

Em junho, o porto de Pelotas realizou o embarque de 2.997 toneladas de soja, carregamento que ainda não havia sido registrado neste ano. Além disso, foram 98.258 toneladas de clínquer (cimento na fase bruta de fabricação) e 537.721 toneladas de toras de madeira para beneficiamento da celulose.

Porto Alegre

O cais público da Capital contabilizou, no primeiro semestre, 375.697 toneladas movimentadas. A maior parte é de insumos para a produção de fertilizantes, com 217.186 toneladas.

Na segunda posição, está o trigo (53.003 toneladas), na terceira, a cevada (47.783 toneladas), e, na quarta, o sebo bovino (34.774 toneladas), seguidos por sal (22.732 toneladas) e carga geral (219 toneladas).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Escola desenvolve projeto para alfabetizar alunos estrangeiros em Porto Alegre
Copa Feminina: com um gol no fim do jogo, Dinamarca vence a China por 1 a 0
https://www.osul.com.br/portos-gauchos-registram-aumento-nas-movimentacoes-de-carga-no-primeiro-semestre/ Portos gaúchos registram aumento nas movimentações de cargas no primeiro semestre 2023-07-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar