Terça-feira, 22 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Portugal retoma medidas de confinamento em Lisboa, que enfrenta uma nova onda de infecções por coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Atualmente, banco precisa deslocar os profissionais sediados na unidade de Luxemburgo para conseguir atender os clientes lusitanos. (Foto: Reprodução)

Portugal trará de volta o confinamento da população em várias áreas da Grande Lisboa para combater uma onda preocupante de novos casos de coronavírus nos arredores da cidade, anunciou o governo nesta quinta-feira (25).

Os que vivem nas áreas afetadas — um total de 19 freguesias, excluído o centro de Lisboa — só poderão sair de casa para comprar bens essenciais, como alimentos ou medicamentos, e trabalhar.

“A única maneira eficaz de controlar a pandemia é ficar em casa sempre que possível, manter distância física e os padrões de proteção e higiene o tempo todo”, disse o primeiro-ministro António Costa, em entrevista coletiva.

A medida estará em vigor de 29 de junho a 12 de julho e poderá ser revisada.

Nas 19 áreas designadas, o limite para participação em reuniões será de apenas cinco pessoas. Haverá mais policiais patrulhando as ruas para garantir que as pessoas sigam as regras, e quem não cumprir a medida será punido, disse Costa.

Portugal registrou até agora um total de 40.415 casos e 1.549 mortes por coronavírus, muito menos do que a vizinha Espanha. O país foi aclamado como um caso de sucesso na luta contra a doença e começou a suspender o confinamento em 4 de maio.

Mas surtos localizados em bairros mais pobres e centros industriais, além de festas e raves ao longo da costa, mantiveram o crescimento dos casos a uma taxa diária constante na casa das centenas em maio.

O número de contágios por coronavírus também voltou a subir na Europa como um todo, advertiu nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), com um alerta para os riscos que uma segunda onda fora de controle da pandemia poderá acarretar aos sistemas de saúde do continente.

“Na semana passada, a Europa registrou um aumento no número de casos semanais pela primeira vez em meses. Em 11 países, a transmissão acelerada levou a um ressurgimento muito significativo que, se não for controlado, levará ao limite de novo os sistemas de saúde europeus”, afirmou o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, em Copenhague.

De acordo com a OMS, a Europa está registrando diariamente quase 20 mil novos casos e 700 mortes por coronavírus.

Na terça-feira (23), a Alemanha também determinou o retorno do confinamento em Gütersloh, na Renânia do Norte-Vestfália, Estado mais populoso do país, devido ao surgimento de um foco de infecções no maior matadouro da Europa.

A Europa registra até o momento 2,5 milhões de casos de coronavírus e mais de 194 mil vítimas fatais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Brasil e México adiam em três anos o acordo de livre-comércio de veículos pesados
Agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos são colocados em isolamento
https://www.osul.com.br/portugal-retoma-medidas-de-confinamento-em-lisboa-que-enfrenta-uma-nova-onda-de-infeccoes-por-coronavirus/ Portugal retoma medidas de confinamento em Lisboa, que enfrenta uma nova onda de infecções por coronavírus 2020-06-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar