Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Prazo para tirar o título de eleitor acaba na semana que vem

Compartilhe esta notícia:

O eleitor pode escolher votar em trânsito em qualquer município com mais de 100 mil eleitores. (Foto: TRE/Divulgação)

Faltam poucos dias para que as cidadãs e os cidadãos brasileiros possam emitir ou regularizar o título de eleitor para votar nas eleições deste ano. Os procedimentos podem ser feitos pela internet, de forma simples e rápida, até o dia 4 de maio.

Para a emissão do título, bastam apenas três documentos e os dados devem ser preenchidos na plataforma Título Net. O alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos.

Regularização

Se você ainda não tem certeza se o seu título está regular para votar nas próximas eleições, é importante verificar junto à Justiça Eleitoral. Para isso, acesse o portal do TSE e, na coluna “Autoatendimento do Eleitor”, clique em “Situação Eleitoral”. O resultado sai em alguns segundos e basta informar o CPF ou o número do título.

Estatísticas

O interesse em participar do processo eleitoral vem crescendo, especialmente, entre os jovens de 15 a 18 anos. Em março, eles registraram mais de 445,5 mil novos títulos, de acordo com o balanço apresentado no início do mês pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

Entre as iniciativas da Justiça Eleitoral para a adesão desse público está a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que aconteceu de 14 a 18 de março e buscou conscientizar os que ainda não completaram a maioridade, mas já podem participar da escolha dos representantes políticos do país de forma voluntária.

De acordo com as Estatísticas do Eleitorado, o Brasil possui mais de um milhão de eleitores de 16 e 17 anos. Entre 18 e 69 anos, foram computados mais de 134,3 milhões e, com mais de 70 anos, existem cerca de 12,8 milhões. O número total ultrapassa 148,3 milhões de pessoas.

Como solicitar on-line

Para tirar o título de eleitor, bastam três documentos, e você pode fazer de casa mesmo. É tudo muito simples, rápido e gratuito.

Dica: antes de começar o processo, tenha alguns documentos e o celular por perto. Você vai precisar de um comprovante de residência atualizado e documento de identificação oficial com foto.

No caso da apresentação de certificado de quitação militar, segundo a Resolução TSE nº 23.659/2021, artigo 35: somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos”, ou seja, para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, os quais compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

Com o celular, tire uma foto do comprovante de residência e do documento de identificação (frente e verso). Você vai precisar também fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.

Confira abaixo o passo a passo, com todas as etapas bem explicadas:

– 1) Entre no Portal do TSE (tse.jus.br) e clique na aba superior, em “Eleitor e Eleições”. Aí é só procurar o menu “Tire seu título – Título Net”, no final da página à esquerda (onde há uma imagem de uma mão segurando um título). É nessa página que você vai ter acesso aos principais serviços do título eleitoral.

– 2) No final da próxima tela, vá no menu “Iniciar seu atendimento a distância”, que fica na parte “Faça seu requerimento” (no centro da página).

– 3) Depois, é só selecionar o estado, conferir a lista de documentos necessários (que já foram citados aqui no começo desta matéria) e clicar em “Próximo”.

– 4) Na tela de identificação, você deve escolher “Não tenho”, preencher os dados principais e clicar em “Próximo”.

– 5) Depois, na página seguinte, é só preencher o formulário com os dados obrigatórios.

– 6) A próxima etapa é a de envio da documentação. Isso deve ser feito na parte que está logo abaixo desse formulário. Lembra as fotos dos documentos e da selfie que foram citadas no início desta matéria? É aqui que elas entram: basta selecionar o documento que você vai incluir e clicar na parte “Selecionar arquivo”. Quando você inserir todos os documentos necessários, finalize o processo.

– 7) Concluída a solicitação, é só ficar de olho. Você pode acompanhar o requerimento lá no final da página inicial do Título Net (aquela que você entrou para iniciar o processo).

– 8) Quando o processo for concluído, não fique esperando o documento em casa. Afinal, agora é tudo digital. Ao fazer a consulta, você vai ter acesso ao número do título e aí é só baixar o aplicativo e-Título (faça o download nas lojas Google Play ou App Store) no celular. A versão digital serve como documento oficial e poderá ser apresentada ao mesário no dia da eleição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Tribunal Superior Eleitoral fará audiência pública para debater igualdade racial nas urnas
Bolsonaro pede manifestação pacífica neste 1º de maio
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar