Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de agosto de 2015
Procurada pela PF (Polícia Federal) desde o dia 20 de agosto, a prefeita afastada de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite (sem partido), ganhou destaque na imprensa internacional. O paradeiro da prefeita foragida, investigada após denúncias de desvio de recursos públicos para a educação, é desconhecido.
A página na internet da BBC News de Londres (Reino Unido) destacou no domingo a procura pela prefeita. “Prefeita brasileira que comanda cidade via WhatsApp é procurada por corrupção”, dizia a reportagem. A rede britânica destacou ainda a eleição precoce, “em seus 20 e poucos anos”, a inexperiência de Lidiane e o caos na cidade. “O sistema de ensino da cidade já era precário e, agora, entrou em colapso. Os professores não estão sendo pagos”, diz a reportagem, que finaliza informando que o “Maranhão, no Nordeste do Brasil, é um dos Estados mais pobres do País”.
Outros meios
A busca por Lidiane também foi destaque em outros meios na Inglaterra e Estados Unidos. A edição eletrônica do Telegraph publicou nessa segunda-feira: “Polícia brasileira à procura de prefeita de 25 anos acusada de corrupção e que comandava cidade pelo WhatsApp”.
O jornal destaca a “ostentação” da prefeita nas redes sociais, com imagens que vão de festas com champanhes, fotos com personal trainer e passeios com amigos com moto aquática. “Lidiane Leite, 25, vangloriou-se em redes sociais sobre como ela havia abraçado um estilo de vida luxuoso depois de se tornar prefeita de Bom Jardim – um dos municípios mais pobres do Brasil. Ela foi eleita depois de que seu então marido, Beto Rocha, foi impedido de concorrer a prefeito em 2012 por alegada corrupção”, cita o texto.
A revista norte-americana The Week enfatizou a busca pela prefeita foragida, afirmando que, quando foi mencionada pela Operação Éden, da PF, ela fugiu, deixando um caos no município. “Um mandado de prisão foi emitido quinta-feira, e o novo prefeito da cidade foi empossado sábado, prometendo apoiar uma investigação completa sobre o dinheiro em falta”, diz a nota. A edição britânica da publicação também destacou o caso em Bom Jardim, em uma pequena nota publicada nessa segunda-feira, em formato “resumo do dia”: “Lidiane Leite, 25, foi eleita depois que seu namorado foi impedido e, em seguida, fez dele o seu principal conselheiro”. (AG)