Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de dezembro de 2015
A ex-prefeita de Bom Jardim (Maranhão) Lidiane Leite da Silva foi denunciada pelo MPF (Ministério Público Federal) por descaminho de recursos federais no valor de 292.324,00 reais. O montante se refere a desvios de merenda escolar, fraude licitatória e associação criminosa.
A denúncia à Justiça também inclui o ex-marido dela e ex-secretário municipal de Assuntos Políticos Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, e o ex-secretário municipal de Agricultura Antônio Gomes da Silva, o Antônio Cesarino. Segundo o MPF, as verbas desviadas são do Programa Nacional de Alimentação Escolar do ano de 2013. Lidiane e os ex-secretários já foram denunciados pelo MPE (Ministério Público Estadual) por desvios que chegam à cifra de 15 milhões de reais destinados à educação em 2014. Investigações apontaram que os alunos das escolas municipais eram dispensados mais cedo das aulas por falta de merenda.
As apurações e os processos contra a antiga administração de Bom Jardim correm em sigilo. Porém, o MPF solicitou o compartilhamento das provas para embasar futura ação de improbidade contra os acusados. O órgão informou ainda que requisitou à Justiça que encaminhe cópia dos autos à Polícia Federal para instauração de novo inquérito para investigar outras irregularidades.