Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Prefeito de Porto Alegre entrega a Dilma relatório de prejuízos com as chuvas

Compartilhe esta notícia:

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (E), se reuniu em Brasília com a presidenta Dilma Rousseff. (Foto: PMPA/Divulgação)

Em Brasília (DF), o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, relatou, na tarde dessa quinta-feira, para a presidenta Dilma Rousseff, os prejuízos acumulados na capital gaúcha nos dias consecutivos de temporais nas últimas semanas. Os dados embasam o decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito no domingo e publicado na quarta-feira.

Fortunati apresentou o relatório de um levantamento realizado pelos órgãos municipais sobre os estragos e a situação nas regiões mais afetadas, como a das ilhas, os bairros Humaitá e Sarandi, na Zona Norte, e as zonas Sul e Centro, em um prejuízo aos cofres públicos de cerca de 60 milhões de reais.

Fortunati solicitou ao governo federal que reconsidere os critérios de avaliação da instrução normativa que só permite auxílio aos municípios que tiveram prejuízo de 2,77% da receita corrente líquida e pediu também a revisão dos critérios para que a concessão de benefícios diretos à população atingida por desastres naturais. “As famílias das ilhas que pertencem a Porto Alegre precisam desta ajuda tanto quanto qualquer família de outro município que tiveram suas vidas devastadas pelas chuvas”, ponderou o prefeito.

Análise
Dilma recebeu positivamente a proposta e solicitou ao ministro da Defesa, Jaques Wagner, uma analise técnica e jurídica urgente sobre a matéria. O resultado da avaliação deve ser anunciado no final de semana na visita em que a presidenta fará as regiões atingidas no Rio Grande do Sul.

Na sede do Ministério da Integração Nacional, o chefe do Executivo municipal foi recebido pelo coordenador nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior. Porto Alegre não foi incluída no decreto, mas ele adiantou que é favorável a uma revisão, em caráter de urgência, da homologação parcial o decreto municipal do dia 21.

A Defesa Civil nacional autorizou a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos afetados pelas chuvas e também a antecipação do Bolsa Família para quem tem este direito em Porto Alegre. Na capital gaúcha, mais de dez mil pessoas foram afetadas pela enchente. Cerca de 1,5 mil estão fora de suas residências.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Defesa Civil nacional libera FGTS a atingidos pelas chuvas em Porto Alegre
PM é morto em tentativa de assalto em Canoas
https://www.osul.com.br/prefeito-de-porto-alegre-entrega-a-dilma-relatorio-de-prejuizos-com-as-chuvas/ Prefeito de Porto Alegre entrega a Dilma relatório de prejuízos com as chuvas 2015-10-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar