Terça-feira, 31 de Março de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Mostly Cloudy

Porto Alegre A prefeitura amplia vacinação de idosos para drive thrus em Porto Alegre

Campanha nacional começa nesta quarta-feira.

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA
Campanha nacional começa nesta quarta-feira. (Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA)

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou que a vacinação contra gripe para idosos vai ser ampliada para nove pontos com drive thrus, além de 58 filiais das farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João. A campanha nacional de vacinação começa nesta quarta-feira (25) a partir das 8h30. A população poderá buscar os locais e ser vacinada dentro do veículo, sem necessidade de descer. Já nas farmácias o serviço ocorre nos estabelecimentos. Idosos devem levar carteira de identidade ou cartão SUS.

“Nosso objetivo é contribuir para que os idosos não tenham contato com pessoas infectadas pelo coronavírus. Colocando mais essa alternativa de vacinação, somada às farmácias, evitamos a circulação deles nas ruas”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

A medida adotada pela prefeitura quer evitar aglomeração e reduzir e reduzir o risco de contágio com o novo coronavírus entre os idosos, considerados grupo de risco para o Covid-19.

Drive Thru – veja abaixo os locais:

Região Glória / Cruzeiro / Cristal
– Oscar Pereira – Avenida Professor Oscar Pereira – Glória
– Chuí – Praça José Alexandre Záchia – Avenida Chuí – Cristal
– Nossa Senhora de Belém – Praça Nossa Senhora de Belém

Região Norte / Eixo Baltazar
– Baltazar de Oliveira Garcia – Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 – São Sebastião

Região Restinga e Extremo Sul
– Rua Comendador Jorge Mello Guimarães, 12 – Belém Novo

Região Noroeste / Humaitá / Navegantes / Ilhas
– IAPI – Rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia

Região Partenon / Lomba do Pinheiro
– Parada 10 da Lomba do Pinheiro (pátio Paróquia Santa Clara) – João de Oliveira Remião, 4444
Região Leste / Nordeste
– Morro Santana – Rua Marieta Mena Barreto, 210

Região Centro
– Santa Cecília – Rua São Manoel, 543 – Santa Cecília

Farmácias – Acesse a lista das farmácias para imunização

A vacina contra influenza não garante proteção diante do coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus diminui o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pelos vírus que estão na cepa da composição da vacina.

Campanha

Outras duas fases estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos. Em 2020, haverá ampliação dos grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas, e profissionais das forças de segurança e salvamento. Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.

A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários.

Em 2018, foram vacinadas 561.049 pessoas dos grupos prioritários, profissionais das forças de segurança e público em geral em Porto Alegre. Em 2019, o número alcançou 866.620 imunizados contra a gripe.
A imunização precisa ser feita todos os anos, porque as cepas da vacina variam anualmente, de acordo com a circulação de vírus no hemisfério norte na temporada de inverno do ano anterior.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Secretaria Estadual da Saúde lança mapa digital com atualizações diárias sobre coronavírus
Presidente da Câmara dos Deputados diz que investidores querem flexibilização de isolamento
Deixe seu comentário
Pode te interessar