Terça-feira, 12 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Prefeitura de Porto Alegre anuncia empresa vencedora para a revitalização da Orla do Guaíba

Compartilhe esta notícia:

No projeto consta a construção de ciclovia, ancoradouro para barcos de passeio, restaurante, bares e quadras de esportes, entre outros espaços. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

O consórcio Orla Mais Alegre será o responsável pela revitalização da Orla do Guaíba, no trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. O resultado do processo licitatório foi homologado na tarde desta terça-feira (25), pelo prefeito José Fortunati e pelo secretário de Gestão, Urbano Schmitt.

O processo será encaminhado à Procuradoria Geral do Município para a formalização do contrato, que deve ser assinado até o dia 15 de setembro. A expectativa é que as obras comecem em outubro.

Com o valor de 60.682.477,52 de reais, o consórcio Orla Mais Alegre ofertou o menor preço. De autoria do arquiteto Jaime Lerner, a primeira fase do projeto contempla a revitalização de 1.320 metros, da Usina do Gasômetro à Rótula das Cuias. O prazo para execução deste trecho é de 18 meses. Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina – a CAF (Corporação Andina de Fomento).

“A revitalização irá transformar uma área que está totalmente degradada em um grande parque urbano, que qualificará muito a nossa cidade, tornando esse espaço um verdadeiro cartão postal”, comemorou Fortunati.

O prefeito destacou a complexidade do processo, que passou por três tentativas de licitação com a abertura para concorrência internacional. “Estamos tratando de uma obra pública diferenciada. Quando se faz uma ponte, um viaduto, uma obra de drenagem, ele tem especificações bastante limitadas, que seguem uma determinada ordem, já são comuns em outras licitações, então são conhecidas. Esta é uma licitação inédita neste tipo de obra”, disse o prefeito, salientando que cerca de cinco mil itens compõem o projeto.

Dos cinco consórcios que se apresentaram para participar do processo licitatório, quatro foram habilitados. A proposta do consórcio Alberto Couto Alves foi a segunda mais baixa, no valor de 61.391.541,37 de reais. O consórcio Home/Portonovo ofertou 66.823.803,19 de reais. O consórcio Pelotense/Cidade apresentou a maior proposta, no valor de 67.134.69,96 de reais. O teto estabelecido pela prefeitura era 67,8 milhões de reais.

Prefeito Fortunati durante a homologação do resultado da licitação da Orla Local: Salão Nobre do Paço Municipal  (Foto: Ivo Gonçalves/PMPA)

Prefeito Fortunati durante a homologação. (Foto: Ivo Gonçalves/PMPA)

REVITALIZAÇÃO

No projeto consta a construção de novos passeios, ciclovia, um ancoradouro para barcos de passeio, um restaurante e seis bares, quatro deques, duas quadras de vôlei, duas de futebol e duas academias ao ar livre, vestiário, playground, além de duas passarelas metálicas com jardim aquático.

A obra terá total acessibilidade em todos os seus espaços, e o parque terá caminhos iluminados com fibra ótica e lâmpadas LED, permitindo o uso durante as 24 horas do dia. Também haverá uma central de segurança com a Guarda Municipal para videomonitoramento.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Dois criminosos são presos e veículo é recuperado em São Leopoldo pela PRF
Juiz Sergio Moro vê indício de que ex-ministra de Dilma recebeu verba ilícita
Pode te interessar