Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de junho de 2019
Em comunicado feito pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), seguindo a reforma do secretariado implementada desde março, o prefeito Nelson Marchezan Júnior anunciou, nesta sexta-feira (7), a troca de comando na Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e o novo titular da Secretaria de Segurança. O advogado e assessor técnico da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Germano Bremm, assume o Meio Ambiente e Sustentabilidade no lugar de Maurício Fernandes. A bióloga Viviane Diogo assume no cargo de secretária-adjunta da pasta, no posto que era ocupado por José Luiz Fernandes Cogo, que permanece no governo em outra função estratégica ainda a ser definida.
Na Segurança, assume o vereador Rafael Bernardo de Oliveira, no lugar da delegada Cláudia Rocha, que estava como interina desde o ano passado. O adjunto será o coronel Solon Brum Beresford, ex-diretor do Centro de Comando Integrado (Ceic). Na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o adjunto Marcelo Gazen assume interinamente o comando da pasta com o retorno do vereador Luciano Marcantônio à Câmara de Vereadores.
“Agradeço muito a contribuição dos secretários para desenvolver políticas públicas em favor de 1,5 milhão de porto-alegrenses. Cada um dos secretários deixou a sua marca para construirmos uma Porto Alegre melhor de se viver”, diz Marchezan.
Sobre os novos nomes do secretariado, o prefeito afirma que todos têm conhecimento e experiência para implementar os projetos que a cidade precisa. As mudanças seguem uma readequação das secretarias às novas composições dos governos federal e estadual. Outros postos com interinos terão titulares anunciados nos próximos dias.
“Temos muitos legados na área de segurança, mas o principal deles é o cercamento eletrônico interno da cidade, com câmeras instaladas em pardais e lombadas eletrônicas, em pleno funcionamento e diminuindo o roubo e o furto de veículos em Porto Alegre”, diz Cláudia Rocha. “Sou muito grata ao aprendizado adquirido na prefeitura”, completa.
Maurício Fernandes destaca alguns dos diversos avanços na área do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Capital. “Tiramos alguns esqueletos do armário. Conseguimos liberar licenças que estavam há mais de dez anos em análise (Shopping Belvedere, Estaleiro Só e Cais Mauá). Reduzimos pela metade o passivo de processos em licenciamento. Tudo isso tendo por base duas palavras, previsibilidade (jurídica) e equilíbrio (evitando radicalismos)”, ressalta.
Durante mais de dois anos como secretário, Fernandes liberou licenças na construção civil que geraram R$ 5 bilhões em investimentos e 25 mil empregos. “Otimizamos e padronizamos os ritos burocráticos, facilitando a emissão de licenças para empreendimentos na cidade”, cita. Fernandes ainda salienta a aprovação da lei do solo criado e a nova lei de concessões de parques, que abre caminho para um novo modelo de gestão. “Tivemos a maior adoção de um parque em Porto Alegre pela Uber, que ficou responsável pela Orla Moacyr Scliar”, lembra, acrescentando que é “muito grato ao prefeito pela oportunidade de trabalhar por Porto Alegre”.