Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2021
Desde fevereiro, Viaduto dos Açorianos passa pela maior intervenção já realizada na sua história
Foto: Giulian Serafim/PMPAAtendendo a uma solicitação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), a prefeitura de Porto Alegre apresentou um plano de gestão para a manutenção de pontes, viadutos e passarelas de concreto na cidade.
Com ações previstas durante os próximos quatro anos, o plano contempla 35 inspeções anuais em 140 estruturas. As vistorias seguirão os fundamentos da NBR 9452.
“Todos os viadutos, pontes e passarelas da nossa cidade passarão por inspeções. Para 2021, estão programadas 15 inspeções especiais e 20 inspeções rotineiras”, disse o secretário de Obras de Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. “Esse processo será continuado. Queremos garantir a segurança dos porto-alegrenses que utilizam diariamente essas estruturas”, acrescentou.
Além do plano de inspeções, estão programadas a contratação de projetos de recuperação estrutural de dez pontes do município. Após a elaboração dos projetos, será possível licitar e executar obras semelhantes às que ocorrem no Viaduto dos Açorianos, que desde fevereiro deste ano passa pela maior intervenção já realizada na sua história.