Segunda-feira, 14 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Fair

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre busca adotante para o Muro da Mauá

Compartilhe esta notícia:

Muro da Mauá foi construído para proteger a cidade contra inundações, como a ocorrida em 1941

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Iniciativa abrange segmento de 750 metros da estrutura no Centro Histórico. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

A prefeitura de Porto Alegre lançou nesta segunda-feira (19) o edital de chamamento para a adoção de 750 metros do muro da Mauá, no Centro da Capital.

O adotante que apresentar o melhor projeto deverá revitalizar o trecho que fica entre o pórtico central e a cerca divisória localizada em frente à rua General Portinho, além dos cinco canteiros existentes na região.

“Embelezar o muro da Mauá é levantar a autoestima da cidade. Nosso Centro é um bairro muito bonito e pretendemos fazer não só essa, mas várias intervenções no bairro, que é histórico”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

Segundo ele, enquanto não há a possibilidade de retirada do muro, é fundamental que haja uma ação cuidadora. “Espero que as empresas se interessem pelo projeto. Será um enorme ganho para o nosso Centro”, declarou.

O muro da Mauá foi construído para proteger a cidade contra inundações, como a ocorrida em 1941. A adoção será por dois anos, renováveis por igual período, e poderá ser feita por qualquer cidadão, empresa ou organização da sociedade civil. Para participar, os interessados deverão entregar um pré-projeto até o dia 31 de maio na sede da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos.

As propostas deverão conter o modelo paisagístico pensado pelo adotante. “Podem vir ideias de obras de arte, grafites ou outras técnicas propostas pelo adotante. Queremos deixar a cidade bonita para os 250 anos de Porto Alegre, e o muro está no coração da cidade e não pode ficar de fora desse nosso projeto. Adotará a área quem apresentar o projeto que seja mais enriquecedor para o espaço”, explicou a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

Além da renovação da pintura, é exigido ao adotante um projeto de iluminação com características cênicas. Em contrapartida, o adotante poderá utilizar 15% da área total adotada para divulgar a sua marca, além de poder colocar uma placa no local que descreva as benfeitorias realizadas e utilizar, em seus materiais de divulgação, o brasão da prefeitura e a frase “uma empresa parceira de Porto Alegre”.

Audiência pública

Para esclarecer as dúvidas de possíveis interessados na adoção do muro da Mauá, a Secretaria Municipal de Parcerias realizará uma audiência pública na sexta-feira (23), às 14h, na avenida Siqueira Campos, 1.300, 14º andar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Rio Grande do Sul registra 828 novos casos de Covid-19 e mais 79 mortes provocadas pela doença
Governo destinará até R$ 15 bi para relançar BEm e Pronampe
Deixe seu comentário
Pode te interessar