Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 18 de junho de 2021
Proposta valoriza os 250 anos da cidade e grandes personalidades como o poeta Mario Quintana.
Foto: Reprodução/Sinergy/Hmidia.A prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta sexta-feira (18) o resultado do chamamento público para a adoção de 750 metros do Muro da Mauá, trecho entre a Secretaria Estadual da Fazenda e a cerca divisória na curva da avenida Mauá, antes da Usina do Gasômetro. A proposta apresentada pelo consórcio composto pelas empresas Sinergy e HMidia cumpriu todos os requisitos avaliados pela Comissão Julgadora e foi considerado o projeto vencedor por unanimidade.
A partir da publicação do resultado no Dopa (Diário Oficial de Porto Alegre), abre-se o prazo de dez dias para contestações. Transcorrido o prazo, caso não haja manifestações, o termo de adoção será assinado pelo período de dois anos.
“Ficamos bastante impressionados com a qualidade dos materiais que recebemos. Todos demonstraram um grande engajamento com esse projeto do município de embelezar a cidade. Para a tomada de decisão, avaliamos a criatividade, inovação, sustentabilidade e a capacidade de execução dos projetos”, afirma a secretária de Parcerias, Ana Pellini.
A adoção do Muro da Mauá é mais uma ação que integra o projeto de recuperação do Centro Histórico coordenado pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos. Para o secretário Cezar Schirmer, trata-se de um espaço que merece uma atenção diferenciada, em virtude dos investimentos que foram feitos na Orla do Guaíba e de empreendimentos como o Embarcadero. “É essencial que pensemos a região de forma sistêmica. O embelezamento do muro será integrado aos esforços já realizados, promovendo coesão estética e recuperando um perímetro hoje degradado”, avalia.
250 anos de Porto Alegre
O projeto escolhido prevê uma divisão do muro em sessões, valorizando os 250 anos de Porto Alegre e mostrando grandes personalidades, música, escritores, esporte, entre outros. Além disso, haverá cascata de água, espaços para interatividade com QR codes espalhados pelas sessões, trazendo informações sobre cada imagem mostrada e um jardim vertical. O projeto prevê ainda abrigos de ônibus mais modernos e iluminação cênica. “Queremos dar movimento ao muro, fazer com que ele interaja com as pessoas”, salienta o diretor geral da Sinergy, uma das empresas que compõe o Consórcio, Eduardo Ferreira.
“A dedicação pela cidade e a vontade de ajudar melhorando esse espaço tão rico que é o Muro da Mauá ficaram muito claras nas apresentações. Ganharemos mais um espaço para enaltecer elementos importantes da nossa cultura”, enfatiza o secretário da Cultura, Gunter Axt.
Contrapartida
Como contrapartida ao adotante, parte da área adotada (15%) poderá ser utilizada para identificação da marca do parceiro. Também será permitido o uso da frase “Uma empresa parceira de Porto Alegre” no local. O parceiro adotante poderá, inclusive, utilizar em suas peças publicitárias a frase acompanhada do brasão oficial do Munícipio.
A comissão
A comissão julgadora que avaliou os projetos é composta pelos secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; de Parcerias, Ana Pellini; de Cultura, Gunter Axt; e pelos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos, Hélio de Almeida Oliveira; da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini; e do Gabinete de Comunicação, Rafael Ocãna Vieira.
Além do consórcio composto pela Sinergy Novas Mídias/ HD Mídia, apresentaram propostas para o Muro da Mauá o grupo Leonid Streliaev/Imagine Soluções Criativas e a empresa TIS Marketing.