Quinta-feira, 09 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre lança campanha virtual para Dia Mundial de Combate à LGBTfobia

Compartilhe esta notícia:

O 17 de maio é o Dia Internacional de Combate a LGBTfobia

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
O 17 de maio é o Dia Internacional de Combate a LGBTfobia. (Foto: Ricardo Giusti/PMPA)

Com o slogan “O amor nunca será problema. O problema é o seu preconceito”, a Unidade de Direitos de Diversidade Sexual e de Gênero da prefeitura lança, neste domingo (17) uma campanha virtual de Combate à LGBTfobia, discriminação praticada contra a comunidade LGBT. A data é marcada pelo Dia Internacional de Combate a LGBTfobia.

A campanha, que será virtual devido à pandemia do novo coronavírus, circulará nas redes sociais durante os meses de maio e junho. Para o secretário de Desenvolvimento Social e Esporte, Itacir Flores, a iniciativa tem a proposta de conscientizar a população acerca do respeito ao próximo.

“Procuramos agir em prol da conscientização para o respeito às diferenças. A nossa coordenadoria da Diversidade trabalha com afinco para ampliar os acessos à inclusão social e reduzir a discriminação, qualquer que seja”, observa o secretário.

Conforme o coordenador da Diversidade, Dani Boieira, esta data também tem o objetivo de celebrar a diversidade e o amor ao próximo, sem distinção de raça, gênero e sexualidade.

“Queremos nos comunicar com a população da nossa cidade e passar a mensagem de que o amor não faz distinções entre as pessoas, independente das suas diferenças. Para nós, o preconceito vem da falta de amor e precisamos quebrar essa barreira, para que as pessoas possam respeitar umas às outras e viver em harmonia”, afirma Boeira.

A iniciativa, ligada à Diretoria-Geral de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, tem a parceria das organizações Aliança Nacional LGBTI+, Rede Gay Brasil e Pair Bee.

Dia Internacional do Combate LGBTfobia

O dia 17 de maio é conhecido mundialmente como o Dia Internacional de Combate a LGBTfobia. É nessa data que se comemora o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças.

A partir deste momento, a homossexualidade perde o seu antigo sufixo “ismo”, o que caracterizava a orientação enquanto doença, deixando de ser considerada um desvio ou uma condição relacionada a alguma forma de patologia. Assim, a data passou a ser simbólica para lésbicas, gays, transexuais, travestis e todas as pessoas que se mobilizam contra o preconceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pela primeira vez em oito anos, produção industrial brasileira cai em todos os 15 locais pesquisados
Salários líquidos até R$ 2,2 mil são quitados nesta quinta-feira
Pode te interessar