Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Praça da Alfândega recebe melhorias para a Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Revitalização do espaço, que recebe a Feira do Livro a partir de sexta-feira, incluiu a recuperação de 32 bancos

Foto: Marcelo Noms/SMSUrb PMPA
Serviço inclui recuperação de bancos, substituição de lixeiras e reparos no passeio de pedra portuguesa. (Foto: Marcelo Noms/PMPA)

Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a Praça da Alfândega teve concluída nesta terça-feira (26) uma série de melhorias, de olho na 67ª Feira do Livro, que começa na sexta-feira. O serviço realizado pela prefeitura inclui a recuperação de 32 bancos, substituição das lixeiras e reparos no passeio de pedra portuguesa, com investimento de R$ 42 mil.

O titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Marcos Felipi Garcia, define a iniciativa como um trabalho importante e que exige excelência nos serviços: “Estamos tendo um cuidado especial com esta importante área histórica da nossa cidade. Devemos preservar e entregar para a população este espaço em excelentes condições para recebermos o evento”.

Com origens que remontam ao final do século de 1700, a Praça da Alfândega é um símbolo da cidade e também ponto de referência na história e desenvolvimento socioeconômico da capital gaúcha. O local era uma espécie de “porta de entrada” para quem desembarcava no antigo porto fluvial.

Feira do Livro

Realizada desde 1955 na Praça da Alfândega, a Feira do Livro chega nesta sexta-feira à 67ª edição, que prosseguirá até o dia 15 de novembro. O evento é capitaneado pela Câmara Riograndense do Livro (CRL) e entidades parceiras.

Com o tema “Para ler um novo mundo”, o evento será realizado em formato híbrido (presencial e virtual), mediante protocolos de prevenção à Covid, com barracas de livreiros, estandes de patrocinadores e a sempre concorrida Praça de Autógrafos.

“A Feira do Livro de Porto Alegre é o maior e mais tradicional evento cultural da cidade de Porto Alegre, atingindo um milhão de gaúchos. Estimula a troca de pensamentos, conhecimentos e reflexão da maneira mais genuína possível, pela leitura e a convivência”, sintetiza o coordenador de Literatura e Humanidades da SMC, Sergius Gonzaga.

O titular da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, ressalta que a Praça da Alfândega e a Feira do Livro são dois dos mais relevantes símbolos de Porto Alegre, não apenas do Centro Histórico da cidade:

“Teremos a volta do público à praça após um ano de Feira do Livro realizada no formato on-line. É necessário deixar o espaço em condições para receber novamente as pessoas, pois o que dá vida a um espaço público são as pessoas que o ocupam”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre mantém aplicação da vacina contra a Covid em 42 locais nesta quarta
Campanha de multivacinação segue até sexta-feira em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar