Terça-feira, 14 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de agosto de 2015
Lideranças de 13 prefeituras da Costa Doce do Rio Grande do Sul realizaram um ato nesta terça-feira (25) no quilômetro 362, da BR-118, entre Guaíba e Cristal, para pedir a realização de um novo pacto federativo.
A prefeita de Cristal, Fábia Richter, presidente da associação dos municípios da região, relata que todos os serviços administrativos foram paralisados como forma de manifestação. “Somente escolas e serviços de saúde foram mantidos”, conforme a prefeita. Os servidores acompanharam a manifestação na estrada, que não chegou a interromper o trânsito. “Como nosso objetivo é adesão, não prejudicamos o tráfego, apenas entregamos panfletos com nossas reivindicações”, explicou. A intenção do grupo, segundo ela, é buscar mais recursos para os municípios.
“Em 2014, 33% do PIB foi com arrecadação de impostos. Desse total, cerca de 66% dos valores foram para União, 27% para os Estados. Os municípios só receberam 6% dos valores, sendo que esse percentual é dividido com todos os 5 mil municípios brasileiros”, explica.
“O nosso objetivo é um pacto federativo mais justo, uma divisão melhor desses valores. Queremos ser fiscalizados, mas queremos mais recursos para atender nossa sociedade”, acrescentou. (Fabiane Christaldo/O Sul)