Segunda-feira, 05 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Premiê japonês demite o filho de cargo no governo após festa em residência oficial

Compartilhe esta notícia:

Imagens da festa causaram indignação entre a população. Na foto, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, informou nesta segunda-feira (29), que demitiu seu filho Shotaro Kishida do cargo de secretário executivo de política. A dispensa se deve ao fato de que Shotaro usou a residência oficial do premiê para uma promover uma festa privada que causou polêmica no país.

Shotaro Kishida, o filho mais velho do primeiro-ministro, convidou um grupo de pessoas, incluindo parentes, para uma festa de passagem de ano, no dia 30 de dezembro, na residência oficial. Fotos publicadas pela revista semanal Shukan “Bunshun” mostraram Shotaro Kishida e seus familiares posando na escadaria acarpetada de vermelho, com ele ao centro, no assento reservado ao primeiro-ministro.

Outras fotos mostraram convidados de pé em um pódio como se estivessem dando uma entrevista coletiva. Com a divulgação de imagens da folia, o caso provocou indignação pública.

“Como secretário de assuntos políticos (do primeiro-ministro), um cargo público, suas ações foram inadequadas e decidi substituí-lo para assumir a responsabilidade”, disse Kishida aos repórteres na segunda-feira. Ele acrescentou que será substituído pelo secretário Takayoshi Yamamoto, na quinta-feira.

O primeiro-ministro reconheceu que cumprimentou brevemente os convidados, mas disse que não ficou para o jantar. Ele ainda afirmou que repreendeu “duramente” seu filho, mas isso não conseguiu conter as críticas constantes dos legisladores da oposição e a indignação pública que derrubou seus índices de apoio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Eloa Guterres
29 de maio de 2023 17:19

Exemplo que o brasil deveria copiar!

Jorge Souza
29 de maio de 2023 19:24

ATITUDE CORRETA, MAS A FESTA FOI NO FINAL DE DEZEMBRO, MAS COMO SAIU NA MÍDIA E FEZ CAIR SEU APOIO, RESOLVEU DEMITIR O FILHO, SE ELE JÁ SABIA, O CERTO SERIA TOMAR ESSA ATITUDE BEM ANTES

Exposição “E o amor é tão longe…” de Sergio Lopes acontece em Porto Alegre
Conselho de Medicina do RS repudia critérios para contratação no Mais Médicos
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x