Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Presença de tubarões paralisa o campeonato mundial de Surf na África do Sul

Compartilhe esta notícia:

O surfista brasileiro Filipe Toledo teve de sair da água na etapa de Jeffreys Bay. (Foto: Reprodução)

Após o trauma de 2015, quando Mick Fanning escapou por pouco de um ataque, os tubarões voltaram a assustar em Jefrreys Bay, na África do Sul. Durante a bateria do brasileiro Filipe Toledo contra Jordy Smith (AFS) e Julian Wilson (AUS), dois tubarões foram avistados na água próximos dos surfistas. De acordo com o comissário da WSL, Kieren Perrow, a torre percebeu a presença de dois animais e enviou os jet-skis para verificar. Após a confirmação, eles decidiram pela paralisação das atividades.

No exato momento em que o animal foi visto, Jordy Smith vencia por 11.67. Filipe Toledo tinha 10.43, e Julian Wilson – que também estava na água no incidente com Fanning em 2015 – corria por fora, com 8.80.

É a terceira vez que Filipinho se encontra com tubarões no mar nesta temporada, e a segunda em que tem uma bateria interrompida por esse motivo. Fãs e a imprensa especializada viram o que seria um tubarão na oitava bateria do round 2 na segunda-feira (17), quando ele encarava Kanoa Igarashi. No entanto, não houve confirmação, e a bateria seguiu normalmente. Em abril deste ano, quando ele disputava a semifinal de Margaret River, na Austrália, contra Kolohe Andino, a WSL optou por paralisar sua bateria pelo mesmo motivo.

“É uma situação muito, muito louca, mas os jet skis chegaram rápido para tirar a gente da água. Eles fizeram um ótimo trabalho tirando a gente da água. Muito obrigado, pessoal, por nos manter vivos [risos]. Isso acontece, né?”, disse Filipinho.

Comissário da WSL, o brasileiro Renato Hickel explicou a situação. “Na hora do incidente, um dos acontecimentos que ficou bem claro foi um tubarão mako. Obviamente por medidas de segurança colocamos a bateria on hold e resolvemos recolher os surfistas e cancelamos o campeonato por hoje”, relatou Renato.

Primeiro a sair da água, Jordy Smith disse não ter notado a presença do animal. O sul-africano disse que não tinha certeza do que estava acontecendo, e se dirigiu para a praia após ouvir a sirene.

O que acontece agora?

Com a bateria interrompida faltando pouco mais de 10 minutos para o fim, o cenário estava indefinido. Com todos em terra e em segurança, começaram as discussões dos próximos passos. Kieran Perrow, comissário chefe da WSL, anunciou que as competições estavam encerradas pelo dia, e voltariam nesta quarta-feira para uma nova chamada.

Julian Wilson questionou o comissário sobre como estariam as condições para quarta-feira e pediu para que a bateria fosse reiniciada com tempo e placares zerados.

A direção do evento fará uma nova chamada no início da manhã desta quarta-feira (19) e anunciará a decisão de recomeçar a bateria do zero, ou do momento em que foi interrompida.

Histórico de Julian com tubarões na África do Sul

Julian Wilson também já tinha se encontrado com tubarões antes. E foi justamente na etapa de J-Bay. O caso aconteceu na final da etapa de 2015. O australiano Mick Fanning sofreu um ataque do animal ao vivo logo no início da decisão do evento. Aquele foi o primeiro registro de ataque de tubarão na história do Circuito Mundial de surfe. O tricampeão mundial estava parado em sua prancha quando foi surpreendido pelo animal. Ele tentou se proteger com a prancha e afastar o tubarão com socos. Em determinado momento, o australiano sumiu das imagens causando grande apreensão. Logo depois, reapareceu tentando nadar para a costa.

Assim como nesta terça-feira (18), a WSL agiu rápido. Uma lancha e dois jet skis da organização se deslocaram para a cena do ataque e socorreram os dois surfistas. Para alívio geral, Mick Fanning, saiu da água inteiro, sem ferimentos, assim como Julian, que havia surfado em direção ao amigo para tentar ajudar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Dunga corta Oscar e convoca Robinho para a Copa América; Gremista Marcelo Grohe está na lista
Com um gol polêmico nos acréscimos, o Inter vence em casa o Luverdense-MT e se aproxima do G4 na Série B
https://www.osul.com.br/presenca-de-tubaroes-paralisa-o-campeonato-mundial-de-surf-na-africa-do-sul/ Presença de tubarões paralisa o campeonato mundial de Surf na África do Sul 2017-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar