Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente da Câmara defende médica cotada para substituir Pazuello e apoiadores de Bolsonaro reagem nas redes

Compartilhe esta notícia:

Lira elogia a médica cotada para substituir Eduardo Pazuello.

Foto: Divulgação
Lira elogia a médica cotada para substituir Eduardo Pazuello. (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-PI), usou sua conta oficial no Twitter neste domingo (14) para elogiar a médica Ludhmilla Abrahão Hajjar, cotada para substituir Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. A postagem de Lira foi recebida com críticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que vêm atacando Ludhmilla nas redes pelo fato de a médica condenar o uso de cloroquina no tratamento da Covid-19 – estudos científicos já atestaram a ineficácia do medicamento contra o coronavírus.

“Coloquei os atributos necessários para o bom desempenho à frente da pandemia: capacidade técnica e de diálogo político com os inúmeros entes federativos e instâncias técnicas. São exatamente as qualidades que enxergo na doutora Ludhmila”, escreveu Lira.

“Espero e torço para que, caso nomeada ministra da Saúde, consiga desempenhar bem as novas funções. Pelo bem do país e do povo brasileiro, nesta hora de enorme apreensão e gravidade. Como ministra, se confirmada, estarei à inteira disposição”, completou o presidente da Câmara, que é aliado de Bolsonaro.

Nas respostas, apoiadores de Bolsonaro se referiram a Ludhmilla como “Mandetta de saias”, criticaram o fato de a médica defender posicionamentos que são consenso na comunidade científica, como a inexistência de um “tratamento precoce” eficaz contra a Covid-19, e publicaram ainda trechos de uma live dela com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Nos trechos da live – realizada no Instagram, em data que não é especificada – resgatados por apoiadores de Bolsonaro, Dilma elogia a atuação de profissionais de Saúde na pandemia e diz a Ludhmilla que sabe “o quanto você trabalha”. A ex-presidente também convida a médica para outra live, na semana seguinte, e ganha um agradecimento da médica.

“Tudo errado na pandemia”

Em entrevista publicada há uma semana pelo Jornal Opção, de Goiás, Ludhmilla disse que o Brasil está fazendo tudo errado na pandemia”. Ela também é defensora do isolamento social como forma de evitar o alastramento do vírus, o que vai de encontro a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e contraria posicionamentos de Bolsonaro durante a pandemia.

Ludhmila foi sondada por interlocutores de Bolsonaro, que avalia dar a ela o comando do Ministério da Saúde. Ambos devem se encontrar neste domingo ou na segunda-feira. Após a sondagem, ela apagou a conta oficial que mantinha no Twitter.

Segundo fontes do Planalto, Pazuello comunicou a Bolsonaro estar com problemas de saúde e que, por isso, se afastaria do cargo. O pedido de afastamento coincide com o auge da pressão de deputados do Centrão, grupo liderado por Lira, que pleiteiam mudança no comando da pasta sob pretexto de má gestão durante a pandemia.

Em entrevista à CNN no fim da tarde deste domingo, contudo, Pazuello disse que continuará como ministro “até que o presidente peça o cargo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O Brasil registra 1.127 mortes causadas pelo coronavírus em 24 horas; a média móvel volta a bater recorde
Nascidos em janeiro já podem atualizar dados no Caixa Tem
https://www.osul.com.br/presidente-da-camara-defende-medica-cotada-para-substituir-pazuello-e-apoiadores-de-bolsonaro-reagem-nas-redes/ Presidente da Câmara defende médica cotada para substituir Pazuello e apoiadores de Bolsonaro reagem nas redes 2021-03-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar