Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente da Câmara dos Deputados é vaiado em evento de Dia dos Professores com a presença de Lula

Compartilhe esta notícia:

No momento em que Lula se levantou e foi para o lado de Motta, as vaias se transformaram em gritos de “sem anistia”. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ouviu vaias e gritos de “sem anistia” durante um evento com professores no Rio de Janeiro nessa quarta-feira (15). Ele participou da cerimônia de lançamento da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), realizada com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Motta foi vaiado assim que sua participação foi anunciada no evento. Parte significativa do público, formado majoritariamente por profissionais da educação, demonstrou insatisfação de forma sonora. Mesmo após a tentativa de amenizar o momento por parte do ministro Camilo Santana, que destacou algumas pautas aprovadas recentemente pelo Congresso, os protestos continuaram. Santana procurou destacar conquistas legislativas voltadas à área da educação, antes de passar a palavra ao deputado federal.

Quando Motta começou seu discurso, as manifestações contrárias persistiram. Nesse momento, o presidente Lula se levantou e foi até o lado de Hugo Motta, gesto que chamou a atenção dos presentes. Com a aproximação de Lula ao deputado, as vaias se intensificaram e se transformaram em gritos de “sem anistia”. Ambos, Lula e Motta, reagiram com risos e chegaram a se abraçar no palco, em uma tentativa de mostrar unidade.

Durante sua fala, o presidente da Câmara dos Deputados citou uma série de projetos que foram aprovados sob sua gestão no Congresso. Entre as medidas mencionadas, estão o programa Mais Professores, que prevê benefícios para os profissionais da educação, e o Sistema Nacional de Educação, que visa integrar e coordenar políticas educacionais entre os entes federativos.

“Baixo nível”

Mais adiante, ainda durante o evento, Lula voltou a se dirigir diretamente a Hugo Motta enquanto falava sobre a importância do voto consciente nas eleições de 2026. O presidente defendeu que os eleitores escolham representantes comprometidos com o país e que não desfaçam avanços apenas por divergências políticas. Segundo ele, é fundamental que os parlamentares eleitos respeitem as “políticas de Estado que têm sucesso no País”, independentemente de disputas ideológicas.

“O Hugo é presidente desse Congresso, e ele sabe que nunca teve uma qualidade de tão baixo nível como tem agora. Aquela extrema direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, afirmou o presidente Lula, em referência ao atual cenário político. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deputada do PSOL protocola PEC que estabelece cotas para mulheres e negros no Supremo
Saiba quem são Jorge Messias e Rodrigo Pacheco, cotados para vaga de ministro do Supremo
https://www.osul.com.br/presidente-da-camara-dos-deputados-e-vaiado-em-evento-de-dia-dos-professores-com-a-presenca-de-lula/ Presidente da Câmara dos Deputados é vaiado em evento de Dia dos Professores com a presença de Lula 2025-10-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar