Quarta-feira, 24 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente da França fica preso nas ruas de Nova York e liga para Trump: “Estou aqui por sua causa”

Compartilhe esta notícia:

Macron tem passagem bloqueada nas ruas de Nova York por conta de passagem da comitiva de Donald Trump em 22 de setembro de 2025. (Foto: Reprodução)

O presidente da França, Emmanuel Macron, teve a passagem bloqueada nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, quando deixava a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) com sua comitiva na noite de segunda-feira (23).

A cena inusitada foi flagrada por um repórter do site de notícias francês “Brut”. Macron aparece em um vídeo conversando com um policial, que se desculpa com o líder francês e explica que ele não pode passar por aquele caminho, fechado para a passagem da comitiva do presidente dos EUA, Donald Trump.

Segundo o “Brut”, Macron ligou para Trump para ironizar a situação e pedir desbloqueio da via. No entanto, o francês não teve seu pedido atendido e teve que seguir caminho a pé.

“Como você está? Adivinha só? Estou esperando na rua porque tudo está fechado para você (passar)”, afirmou Macron ao telefone. Trump estava do outro lado da linha, confirmou uma fonte do governo francês à agência de notícias Associated Press.

Depois, Macron foi visto andando na rua com sua comitiva e falando ao telefone novamente. Ao longo do caminho, ele parou em alguns momentos para cumprimentar e tirar fotos com transeuntes.

Horas antes, Macron havia anunciado oficialmente o reconhecimento do Estado Palestino pela França na Assembleia Geral da ONU. O presidente francês faz novo discurso nesta terça-feira, quando começa oficialmente o debate geral.

Macron disse que reconhecer a existência da Palestina é uma “responsabilidade histórica” e necessária para preservar a possibilidade da implementação da solução de dois Estados e abrir caminho para a paz entre israelenses e palestinos.

Discurso

Em outra frente, o presidente da França, Emmanuel Macron, alertou, sem citar nomes, sobre “o risco de que se imponha a lei do mais forte”, assim como “o egoísmo de alguns”, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, nessa terça-feira (23).

Durante os cerca de 30 minutos que falou, o francês defendeu um “multilateralismo eficaz” e fez um discurso de cooperação e união entre as nações.

Ao contrário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o segundo a discursar durante o dia, que fez fortes críticas às Nações Unidas, ele chamou a ONU de “tesouro” e afirmou:

“O antijogo de algumas pessoas torna quase impossível que nossa organização seja coletivamente eficaz. Eles estão jogando contra nós. Precisamos trabalhar juntos para retornar a esse multilateralismo coletivo”.

O governo de Vladimir Putin foi o grande alvo das críticas de Macron, que reafirmou seu apoio à Ucrânia, disse que a agressão russa não é apenas um problema da Europa e relembrou a série de “desestabilizações” provocadas pela Rússia em outros países em episódios recentes.

No entanto, o presidente francês, que decidiu esta semana reconhecer oficialmente o Estado Palestino, também falou sobre a guerra na Faixa de Gaza e ressaltou que “não pode haver segurança ou estabilidade para Israel se tivermos uma guerra permanente sendo travada com seus vizinhos”.

“Nós levantamos as mãos para abrir o caminho para a paz imediata, a libertação dos reféns, um cessar-fogo, a estabilização de Gaza, a desmilitarização (e) desmantelamento do Hamas e o reconhecimento recíproco de dois Estados: um Estado palestino, que é desmilitarizado e que reconhece Israel, e um Estado israelense, que reconhece o Estado da Palestina”, defendeu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Pai de Elon Musk é acusado de abusar sexualmente de seus filhos e enteados, diz o jornal The New York Times
https://www.osul.com.br/presidente-da-franca-fica-preso-nas-ruas-de-nova-york-e-liga-para-trump-estou-aqui-por-sua-causa/ Presidente da França fica preso nas ruas de Nova York e liga para Trump: “Estou aqui por sua causa” 2025-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar