Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente da Ucrânia critica postura russa em nova rodada de negociações

Compartilhe esta notícia:

As delegações voltaram a se reunir nesta quarta-feira, com a participação dos Estados Unidos nas discussões.

Foto: Reprodução
As delegações voltaram a se reunir nesta quarta-feira, com a participação dos Estados Unidos nas discussões. (Foto: Reprodução)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de tentar atrasar o avanço das negociações de paz após um dia que classificou como “difícil” nas conversas realizadas em Genebra, na Suíça, na terça-feira (17).

Em publicação na rede social X nessa quarta-feira (18), o líder ucraniano afirmou que Moscou estaria prolongando tratativas que, segundo ele, já poderiam estar em fase final. “As reuniões de ontem foram realmente difíceis, e podemos afirmar que a Rússia está tentando estender negociações que já poderiam ter avançado para a etapa conclusiva”, escreveu.

As delegações voltaram a se reunir nesta quarta-feira, com a participação dos Estados Unidos nas discussões.

O presidente norte-americano, Donald Trump, tem pressionado por um acordo para encerrar o conflito, que completa quatro anos na próxima semana. Nos últimos dias, Trump declarou que cabe à Ucrânia e a Zelensky adotarem medidas que garantam o êxito das negociações.

Em entrevista ao site Axios, publicada na terça-feira, Zelensky afirmou que considera “injusto” que o presidente americano peça publicamente concessões à Ucrânia, e não à Rússia, como parte de um eventual plano de paz.

O mandatário também declarou que qualquer proposta que inclua a cessão de territórios que não estejam sob controle russo na região de Donbas seria rejeitada pela população ucraniana caso fosse submetida a referendo.

“Espero que seja apenas uma tática dele e não uma posição definitiva”, disse Zelensky, segundo a publicação.

Apesar das críticas, o presidente ucraniano voltou a agradecer a Trump pelos esforços diplomáticos e afirmou que, nas conversas com representantes americanos — entre eles o enviado especial Steve Witkoff e o assessor Jared Kushner —, não houve o mesmo tipo de pressão relatado publicamente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Safra recorde deve aliviar preço do café no 2º semestre, diz Ministério da Fazenda
Lula sanciona reajuste para servidores do Legislativo e veta penduricalhos “fura-teto”
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x