Domingo, 03 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assumirá a Presidência da República pela terceira vez

Compartilhe esta notícia:

Pacheco é o terceiro na linha sucessória ao Palácio do Planalto

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Pacheco é o terceiro na linha sucessória ao Palácio do Planalto. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Em razão de viagens de Jair Bolsonaro e de seus sucessores, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), assumirá a Presidência da República pela terceira vez.

Bolsonaro deve embarcar no sábado (17) para o Reino Unido, onde estará presente no velório da rainha Elizabeth II. Depois, ele viajará aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidos).

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), também estarão viajando durante a ausência de Bolsonaro. Pela legislação eleitoral, caso assumam o exercício da Presidência, Mourão e Lira ficariam inelegíveis para a disputa dos cargos de senador pelo Rio Grande do Sul e de deputado federal por Alagoas, respectivamente.

Mourão, o primeiro na linha sucessória, está com viagem programada para Lima, capital do Peru. O destino da viagem de Lira ainda não foi divulgado.

A primeira vez que Pacheco – o terceiro na linha sucessória – exerceu a Presidência da República foi no dia 6 de maio, quando Bolsonaro viajou a Guiana, Mourão ao Uruguai e Lira aos EUA. A segunda vez foi em 8 de junho, quando Bolsonaro e Lira foram para os EUA, e Mourão à Espanha.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Luto no cinema: morre o diretor francês Jean-Luc Godard, pioneiro da Nouvelle Vague
Justiça Eleitoral já recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular nas eleições deste ano
Pode te interessar