Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente do Tribunal Superior Eleitoral diz que a “democracia só não tem lugar para quem pretende destruí-la”

Compartilhe esta notícia:

Durante o pronunciamento, o presidente do TSE também anunciou a criação de uma comissão de transparência para as eleições

Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Durante o pronunciamento, o presidente do TSE também anunciou a criação de uma comissão de transparência para as eleições. (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou nesta quinta-feira (09) que a “democracia só não tem lugar para quem pretende destruí-la”.

A afirmação foi feita em discurso na abertura da sessão do TSE em que Barroso rebateu, ponto a ponto, discursos do presidente Jair Bolsonaro durante manifestações realizadas no 7 de Setembro.

Ainda segundo Barroso, “começa a ficar cansativo para o Brasil ter que repetidamente desmentir falsidades, para que não sejamos dominados pela pós-verdade, pelos fatos alternativos, para que a repetição da mentira não crie a impressão de que ela é verdade.”

O presidente do TSE afirmou ainda que a “democracia vive um momento delicado”. “A democracia vive um momento delicado em diversas partes do mundo. Recessão democrática, constitucionalismo abusivo e outras identificações. Os exemplos foram se acumulando ao longo da história: Hungria, Polônia, Rússia, Filipinas, Venezuela, Nicarágua e El Salvador. É nesse clube que não queremos entrar”, completou.

O ministro ressaltou que a subversão democrática se deu nos países citados após a eleição de autoridades que passaram a “desconstruir a democracia e pavimentar o caminho para o autoritarismo”.

“O populismo tem lugar quando líderes carismáticos manipulam os medos da população, apesentando-se como sendo contra tudo isso que está aí e prometendo soluções simples e erradas”, disse o presidente do TSE.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Grupos de caminhoneiros mantêm mobilização em estradas gaúchas nesta quinta-feira
Doações de leite materno são essenciais a bebês prematuros na UTI neonatal
Deixe seu comentário
Pode te interessar