Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente do Tribunal Superior Eleitoral garante que a urna eletrônica é transparente e segura

Compartilhe esta notícia:

Os procedimentos terminariam nesta sexta-feira, mas a Polícia Federal pediu mais 24 horas para intensificar seus testes.  (Foto: Divulgação)

O uso da urna eletrônica em eleições no Brasil completa 25 anos em 2021. Ao abrir a sessão de julgamentos nesta quinta-feira (13), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), destacou que nesse período nunca se comprovou nenhuma fraude. “Pelo contrário, as urnas eletrônicas ajudaram a superar os ciclos da vida brasileira que vêm desde a República Velha, em que as fraudes se acumulavam”, disse Barroso.

O presidente do TSE também pontuou que o voto eletrônico garante um “processo seguro, transparente e auditável”. “O Brasil tem muitos problemas que o processo democrático e a democracia ajudam a enfrentar e resolver, mas um desses problemas não é a Urna Eletrônica, que até aqui tem sido parte da solução, assegurando um sistema íntegro e que tem permitido a alternância de poder sem que jamais se tenha questionado de maneira documentada e efetiva a manifestação da vontade popular”.

Barroso fez uma saudação especial ao ministro Carlos Mário Velloso, então presidente do TSE, por ter coordenado a iniciativa pioneira que ajudou a mudar o cenário político eleitoral do Brasil e a maneira como todos nós votamos. Ele destacou ainda o processo de distribuição “admirável” das urnas pelo país a cada eleição, uma vez que chega aos eleitores das populações ribeirinhas e comunidades indígenas, seja por avião, automóvel, lombo de jegue ou a pé.

Ao final, destacou que será lançada nesta sexta-feira (14) uma campanha que vai contar o passo a passo do desenvolvimento das fases de segurança, transparência e auditabilidade da máquina de votar.

História da urna

No dia 13 de maio de 1996, há exatamente 25 anos, o TSE enviou as primeiras urnas eletrônicas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para que eles pudessem conhecer o equipamento que seria utilizado nas eleições municipais daquele ano.

Em mais de duas décadas, a urna passou por constantes evoluções e se consolidou como a forma mais segura para o exercício da democracia por meio do voto eletrônico.

É importante destacar que o primeiro Código Eleitoral de 1932 já previa em seu artigo 57 o “uso das máquinas de votar”, regulado oportunamente pelo Tribunal Superior (Eleitoral), assegurado o sigilo do voto.

Mas a história da informatização das eleições teve início com a consolidação do cadastro único e automatizado de eleitores, que começou em 1985 e foi finalizado em 1986. Durante alguns anos, diversos protótipos de urnas eletrônicas foram apresentados pelos TREs. Em 1994, o TSE realizou pela primeira vez o processamento eletrônico do resultado das eleições gerais daquele ano, com recursos computacionais da própria Justiça Eleitoral.

Após muitos estudos e testes, os eleitores tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica nas eleições municipais de 1996. Na ocasião, mais de 32 milhões de brasileiros, um terço do eleitorado da época, votaram nas mais de 70 mil urnas eletrônicas produzidas para aquelas eleições. Participaram 57 cidades com mais de 200 mil eleitores, entre elas, 26 capitais. As informações são do TSE.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governo brasileiro não respondeu a ofertas feitas em agosto para venda de vacinas, diz executivo da Pfizer
Quatro ministros do Supremo defendem que o Censo pode ficar para 2022. Eles divergem do relator Marco Aurélio Mello, que votou pela realização da pesquisa ainda este ano
https://www.osul.com.br/presidente-do-tribunal-superior-eleitoral-garante-que-a-urna-eletronica-e-transparente-e-segura/ Presidente do Tribunal Superior Eleitoral garante que a urna eletrônica é transparente e segura 2021-05-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar